Organização

Há quem diga que organização com criança pequena é mito ou coisa rara. Estou muito longe de ser a pessoa mais organizada nesse mundo, muito mesmo. Mas desde que o meu filho  nasceu tenho tentado melhorar nesse quesito. E posso dizer que aos 2 anos de idade meu pequeno já me da grandes lições de organização. Sim, tenho aprendido com ele.

Aliás, ele não pode ver uma porta de guarda-roupa aberta ou uma manga de camisa pra fora que ele mesmo dá um jeito de colocar pra dentro e fechar as portas. Tudo bem que é uma coisa simples, mas são as pequenas coisas que no final das coisas fazem grande diferença. Por exemplo os brinquedos: é normal as crianças pararem de brincar com um brinquedo e já quererem começar a brincadeira com outro, não há problema alguma, mas no final do dia haja empenho pra chegar do trabalho e colocar a casa inteira em ordem. Então estabelecemos o seguinte princípio, coisa do papai… Quando o pequeno quer brincar com outro brinquedo, primeiro tem que guardar aquele que ele está brincando. Assim a casa fica em ordem e a brinquedoteca também.


Não proibimos de se divertir, mas incentivamos o a manter a organização. Aprendendo desde pequeno há uma grande probabilidade de manter isso na fase adolescente e adulta. É aquela coisa, não é metódico, não é uma regra que não pode ser quebrada, mas não custa tentar, vai que dá certo!!

Imagem: We Heart It

Mãe do Cauê e da Catarina, esposa do Diogo Petermann. Casada há 11 anos. Apaixonada por brigadeiro de panela, pipoca e Grey’s Anatomy!

6 thoughts on “Organização

  1. Sayuri Matsuo says:

    É interessante mesmo começar desde cedo as crianças perceberem que a organização é importante para que a vida delas seja melhor. Existem até mesmo produtos de organização especializados para crianças sabia? São feitos de modo que elas se divirtam enquanto se organizam e com todo aquele toque infantil.

    Beijos

  2. Juliana Gozdecki Corrêa says:

    Tenho minha menina de 05 meses, que um me ocupa um tempo enorme, e desde quando tive ela, não sei mais o que é comer, acordar, arrumar a casa então…nem pensar, não tenho horário para nada, só quando ela dorme que consigo organizar as coisas..mas nunca fica do jeito que era antes…já me falaram que quando cresce…aí que não tem mais as coisas no lugar…Mas ter um filho é uma dádiva de Deus,é uma alegria imensa!!! amo muito ser mãe…
    Gostei do seu Blog amiga, tem altas dicas.
    Fique com Deus!
    Beijos

    • Karin says:

      Verdade Ju… as coisas mudam e muito.
      Sinceramente, no começo achei muito difícil também manter a organização e limpeza da casa, achava que minha vida ia ser sempre assim, porém a medida que ele foi crescendo algumas coisas ficaram mais fáceis e outras mais difíceis, tudo é fase!!!

      Acho que faz parte da personalidade do meu filho ser organizado… Então acaba que ele está me ensinando a ser organizada porque acabo estimulando ele a manter essa qualidade.

      Beijaooo e obrigada pela visita!!!! 😉

    • Ana Claudia says:

      Juliana, te entendo perfeitamente. Minha casa antes do nascimento da Sofia era toda arrumadinha, tudo no lugar. Hoje, 1a9m depois do nascimento da pequena bagunceira, os armários da cozinha viraram esconderijo para bonecas e tantos outros brinquedos e quando ela dorme eu não sei se lavo a louça ou pinto as unhas, se passo roupa ou descanso um pouco…mas realmente é tudo muito gostoso na maternidade…

      abraço

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *