Nascimento dos dentes

Oi meninas…

Sinceramente pra mim, o nascimento do primeiro dentinho do meu filho, foi um tanto casantivo e estressante. Primeiro eu não sabia como cuidar, o que passar ou o que dar para aliviar o bendito do incomodo.

Sério meninas… conselho que eu dou: Informe-se! Porque eu deveria ter buscado informações sobre esse assunto. Ter informações de qualidade sobre os sintomas e como proceder é de grande valia nesse momento.

Tem crianças que já nascem com dentes, ok! Mas a maioria começa a dar sinais apartir dos 4 meses, o mais normal, Ok? Por isso, na consulta de 3 meses do seu filho, já diria pra se informar com a pediatra quais as precauções que você pode tomar desde o princípio, sintomas e tudo mais!

Já falei em outro post, o nascimento dos dentes do bebê é comparado a dor do nascimento do sizo em nós adultos. Incomoda, dói, pode dar febre, diarréia, o bebê pode se alimentar mal, causa irritação, noites mal dormidas, choro e muita manha.

O primeiro dentinho aqui em casa teve muita irritação… e mais um pouco de tudo do que tá ali em cima… não lembro ao certo o tempo que demorou pra nascer o dentinho em si… mas sei que foram 3 noites em claro até eu meligar na possibilidade do dente, aí fui na pediatra. Segui as recomendações dela e ele começou a dormir melhor de noite.

Sei que estávamos viajando quando eu vi a gengiva SUPER inchada e me assustei, nunca tinha visto ela tão inchada e vermelha! Isso era uma quinta-feira, no domingo pela manhã eu ouvi o barulho do dentinho… Eu achei super rápido o rasgar a gengiva e sair dente! Fiquei surpreendida, fiz maior festa, ria porque a colher fazia barulhinho quando eu dava comida!

Enfim, a dois dias o meu filho começou a ficar mais manhoso, eu achei que era dente fui observar a gengiva e lá estava os DOIS dentinhos debaixo inchadinhos, eu acho que ainda não está no ponto de rasgar a gengiva de vez pra sair os dentinhos, mas já sei que vão vir os dois de uma vez só! Ele está passando por esse momento bem mais tranquilo do que o outro dentinho. Talvez já esteja mais acostumado com a mudança no corpo dele… pelo menos eu espero!

Por enquanto passei o gel anestésico apenas um dia, ele não está tão irritado que precise ficar passando. Prefiro usar medicação apenas em caso extremo.

Ahhh… por enquanto eu estou higienizando o dentinho dele com a dedeira com uma creme dental sem flúor. Mas assim que nascer os dentinhos debaixo, quero começar a dar a escovinha de dente pra ele ir aprendendo e criar gosto pela escovação. Penso que isso é super importante!

Outras novidades por aqui: ele está engatinhando por tudo, já recohece a casa e onde nós podemos estar e consegue nos achar quando simplesmente chamamos ele.
Por causa disso começou a ir em lugares que não pode, comecei a chamar a atenção dele, tirar do lugar proibido, dizer “Não” e colocar ele perto dos brinquedos dele… ele demora um pouquinho pra entender, faz umas três vezes, mas eu não desisto, persisto na educação e ele acaba aprendendo que não pode ir da onde eu tiro ele.

Também está tentando se apoiar nas coisas pra poder subir e ficar de pé, as vezes consegue e quando não consegue fica brabo…um  figurinha!

Estou super feliz com o desenvolvimento dele! É realmente ótimo acompanhar cada fase deles…passa tão rápido!

Beijos,

Karin

Mãe do Cauê e da Catarina 🙂




Comente