Doenças graves levam mulheres a morar por meses em UTIs e aprender a viver em…
A mãe que não amamenta
Na semana mundial de incentivo à amamentação, eu quero me colocar em um lugar que não estive: o da mãe que não amamenta. São campanhas e mais campanhas falando sobre a amamentação e mesmo aqui no blog, falo muito sobre a importância de amamentar. Mas eu resolvi olhar por outro ângulo. Se o meu filho não conseguisse ter sido amamentado, como estaria minha cabeça?
Anúncio
Eu sempre quis muito amamentar, muito mesmo. Nunca passou na minha cabeça a ideia de que eu poderia não conseguir, por N fatores. A minha expectativa era realmente alta com relação a isso. Eu acreditava que ele nasceria sabendo mamar no meu peito.
Lembro quando fui no banco de leite para ver se meu filho estava mamando corretamente e tinha uma mulher com o peito enorme, empedrado e com febre. Como ela estava sofrendo. Havia a dor física de fato no peito, a dor gerada pelo bebê que tentava mamar mesmo assim e a dor emocional de ver o filho chorando de fome, o peito estufado demais para que ele conseguisse se alimentar.
Anúncio
A mãe que não amamenta sofre com as críticas
Eu posso até estar errada, mas a mãe que não amamenta muitas vezes sofre com as pressões externas. A sociedade espera que ela seja a pessoa que irá suprir as necessidades nutricionais da criança. Até por isso existem as campanhas de amamentação, existe agrupamentos de mulher que vão amamentar em público, os famosos: Mamaços.
A mãe que não amamenta recebe muitos dedos apontados para si que dizem:
- Você não amamenta por questão de estética, que seu peito caia;
- Você não tentou amamentar por tempo suficiente;
- Você não tentou da maneira que deveria ter tentado, outras posições, etc;
- Você não amamentou por preguiça;
- Comparações: “Eu amamentei até tal idade…”
- Seu leite é fraco porque que não conseguiu amamentar;
- Se você der leite artificial, seu filho ficará muito mais doente;
- A sua ligação com seu não será a mesma;
- Você não é uma boa mãe porque não amamentou;
Essas são apenas algumas frases que a mulher que não amamenta ouve de pessoas próximas e de pessoas desconhecidas. Fora o olhar de desprezo e desconsideração.
Anúncio
Maternidade sem julgamentos
Agora, coloque-se no lugar da pessoa que ouviu boa parte dessas frases e responda as perguntas a seguir. Você se sentiria uma boa mãe? Você teria autoconfiança suficiente para alimentar seu filho com leite artificial? Você teria vontade de berrar para o mundo que você não conseguiu amamentar seu filho? Você se sentiria consolada meio as suas próprias dúvidas e incertezas? Você acha que uma pessoa que fala uma dessas frases para uma mãe que não amamenta, acrescentou algo para a vida dela?
Talvez se você conheceu meu blog por esse texto, vai achar que eu não defendo o aleitamento materno. Infelizmente você está enganada. Eu consegui amamentar meus dois filhos. Não na quantidade de tempo que eu gostaria e quando penso, ouço alguns dedos apontados para mim também.
A mãe que não amamentou não é menos mãe porque seu filho tomou leite artificial. Ao contrário, essa mãe precisa do nosso apoio, incentivo e abraço. Ela precisa de compreensão. Porque quem já passou por um pós-parto sabe como é difícil enfrentar certas coisas em nossas cabeças, as adaptações e mudanças que ocorrem nesse período. Julgar ela, não vai mudar o fato de que ela não conseguiu amamentar. Mas se colocar ao lado dela, ouvir e quem sabe ser o seu apoio, vai fazer total diferença!
Anúncio
Por que eu acredito que quando compartilhamos essa arte que é ser mãe, tornamos os fardos da maternidade muito mais leves. Percebemos que outras mães enfrentaram dificuldades e críticas. Por isso, quero pedir para você compartilhar sua história sobre não amamentar seu filho! Aqui você certamente encontrará um ombro amigo que pode contar!
Sou uma mulher que acredita em Deus desde criança. Sempre sonhei em casar e ter filhos. Sou esposa e mãe, apaixonada por leitura e culinária. Founder do Mamãe & Cia.
Anúncio