Limpeza dental

20130822_194337 copy

 

Esse recadinho: “Parabéns seus filhos está livre de cáries. Continue cuidando de sua higiene bucal”, veio na agenda carimbada pela Odontologia que faz avaliação bucal nas crianças da escola.

Não tem como não dizer que fiquei super orgulhosa. Maternidade é isso. É reconhecimento que vem aos poucos e depois de um longo processo de cultivo.

A primeira dentição é assunto constante aqui no blog. Sempre me preocupei bastante com esse assunto. Mesmo antes dos dentes nascerem, porque quero que meu filho tenha dentes bonitos, cuidados e saudáveis. Aspectos que tomei conhecimento ainda quando ele era banguelinha ainda. Os primeiros cuidados com os dentes foram realizados com gase molhada em água filtrada que limpava a gengiva após as mamadas.

Muitas pessoas podem considerar essa limpeza boba e dispensável. Mas segundo leituras que fiz, existe uma cárie de mamadeira, onde os especialistas recomendam fazer a higiene justamente para prevenir esse tipo de cárie.

Depois disso, foi relativamente fácil agregar na vida do Cauê a escovação. De manhã antes de ir para a escola, depois do almoço, a tarde e depois do shake da noite. É nos detalhes que muitas vezes mora os segredos dos bons hábitos.

Cultivar esses hábitos desde quando a gente acha que eles não entendem, vai fazer com que eles compreendam como funciona as coisas tudo de forma mais natural.

Fiquei muito orgulhosa da nossa educação para ele, por achar que está no caminho certo e principalmente dele, porque zela por esse hábito. Algumas vezes pegamos ele no banheiro escovando os dentes, sem sequer mencionarmos que precisava.

Um ponto que eu destaco como básico na escovação do Cauê é que esse é  outro “momento comunitário” aqui de casa. Quando um escova os dentes, normalmente, todos escovam. Acho que isso fez com que ele compreendesse que é uma coisa normal. Sem contar que ele usa essa hora para aprender (observando) como se escova corretamente os dentes e a língua.

A história dos bichinhos que deixam os dentinhos pretos também funciona por aqui. E para completar, dizemos que os bichinhos fogem para língua e por isso é importante escovar bem a língua para mandar todos os bichinhos por água abaixo. Ele já se acostumou que faz coceguinhas escovar a língua… e já se diverte.

 

Beijos

Karin

 

Se você gostou deste post, talvez queira ler mais:

Mãe do Cauê e da Catarina 🙂




Comente