Integração escola x casa

Uma coisa que eu defendo bastante é sobre a participação ativa dos pais na educação dos filhos, em casa e também o acompanhamento escolar. Ok, meu filho ainda vai no maternal, contudo, é meu interesse saber o que acontece com ele naquelas horas que não está sob a minha guarda. Certo?

 

Sei que tem muitos pais que chegam em casa, cansado e muitas vezes dão pouca ou quase nenhuma atenção para os filhos. Os filhos ficam o dia inteiro na creche ou na escola, e querem às vezes compartilhar o que aprenderam ou fizeram de divertido na escola, mas diante da primeira situação, são ignorados. Infelizmente acontece.
Uma coisa que eu achei muito legal na escola do Cauê. As professoras mandam tarefa de casa para os pais desenvolveram com seus filhos. Isso mesmo. E ainda tem que levar novamente para a escola. Cada um faz dentro dos limites e criatividade. Na primeira atividade que recebemos o tema era junino e poderia ser feito das mais diversas maneiras. O nosso Cauê de papel foi pintado de giz de cera e nós pegamos um gibi do Chico Bento para tentar copiar, mas eu não sou muito boa de desenho.

 

20130625_164453

 

A segunda atividade eu achei bem mais difícil. Nunca tinha feito uma pipa antes… e quando criança ficava com vergonha de pedir emprestada pra brincar, ou seja, esse não era meu forte. Cauê levou para escola e voltou frustrado que não voava. Juro que fiquei pensando, será que foram os pais mesmo que fizeram a pipa. Numa sala de 20, quantos realmente elaboraram a pipa com os filhos? Não quero julgar só porque não tive sucesso na minha fabricação de pipas… hahaha… Mesmo sendo um desastre, eu gostei de tentar criar a pipa com ele. Ficamos o domingo em função disso. Até porque domingo nunca tem nada aberto… hihi… Conseguimos uns gravetos, fio de lã para amarrar a pipa e papel de presente… Materiais nada apropriados, disso eu sei… Outro dia eu compro uma pipa que funcione e voe de verdade… hihi

Mas a questão era fazer a pipa para eles brincarem na escola, mas acredito eu, que a atividade com o propósito de fazer a pipa com pais e filhos era realmente proporcionar esse momento gostoso de atividade familiar. Todos empenhados para algo que era importante para ele… Olha que nosso domingo foi divertido…

20130908_171024

 

Nós tentamos isso que importa. Pode não ter ficado perfeito ou invejável de lindo… Mas pra gente, brincar e se envolver na atividade do pequeno só faz com que ele sinta vontade de chegar e contar como foi o dia dele. Se brincou, se apanhou, o que comeu, se tinha suco, bolacha ou frutas… As atividades são apenas mais um maneira de nos integrar na vida social e educacional dele! 🙂

 

Se você gostou deste post, talvez queira ler mais:

 

Mãe do Cauê e da Catarina, esposa do Diogo Petermann. Casada há 11 anos. Apaixonada por brigadeiro de panela, pipoca e Grey’s Anatomy!
Comente