Icterícia neonatal – Você sabe o que é?

Icterícia neonatal ou amarelão é uma doença comuns em mais da metade dos bebês. É uma condição que o recém-nascido fica com a pele amarela logo nos primeiros dias depois que nasceu. Mas isso não é uma questão que merece alarme. Normalmente essa situação já aparece no hospital. Contudo se você já estiver em casa, deve consultar o pediatra.

Como posso saber se meu filho está com icterícia?

O amarelão pode ser notado na barriga e/ou nas pernas do bebê. Se seu filho nasceu depois das 37 semanas, essa condição deve desaparecer depois da primeira semana. Se o bebê é prematuro, pode ser demore um pouco mais para você ver as bochechas do seu bebê rosadinhas.

Segundo o site Pediatria em Foco, a icterícia “aparece no bebê saudável quando o sangue fica com excesso de uma substância chamada bilirrubina, que é produzida durante o processamento pelo organismo dos glóbulos vermelhos de que ele não vai precisar mais. Os recém-nascidos tendem a ter níveis de bilirrubina mais elevados porque possuem hemácias extras no corpo, e seu fígado ainda não consegue metabolizar o excesso de bilirrubina”.

Esses níveis de bilirrubina podem aumentar e é como se o amarelão fosse descendo pelo corpo do bebê. Começa na cabeça, pescoço, peite e em alguns casos pode chegar até os dedos do pé. Normalmente não é prejudicial para os bebês que nasceram pós 37 semanas. Contudo, casos em que a bilirrubina fica muito alto é passivo que recém-nascido venha sofrer danos neurológicos.

Normalmente a icterícia neonatal surgem quando o bebê já está em casa, por volta do terceiro dia. Para identificar se ele está mesmo com a doença, o pediatra irá lhe informar. Contudo, você pode fazer um teste em casa mesmo: faça uma leve pressão no peito da criança. Se a pele ficar amarelada quando você parar de fazer pressão, procure o pediatra ou leve o bebê à maternidade para um exame mais detalhado. Para crianças de pele mais escura, observe se os olhos ou as gengivas estão amarelas.

Icterícia não é caso de se apavorar, mas se você suspeita, o melhor mesmo é procurar auxílio, seja na maternidade onde seu filho nasceu ou com o pediatra da sua confiança.

Qual o tratamento para icterícia?

icterícia neonatal

Se caso você suspeitar que seu filho possa estar com amarelão, a melhor coisa é procurar um pediatra. Ele irá solicitar o exame de sangue para medir a concentração de bilirrubina e indicar o tratamento que seu filho deve fazer.

O tratamento de icterícia é de acordo com o resultado do exame de sangue, dependendo do nível de bilirrubina no sangue e também do peso do bebê. Cada caso é um caso e merece ser avaliado individualmente.

Normalmente a indicação de tratamento para amarelão é com fototerapia, no qual são aplicadas luzes fluorescentes azuis sobre o bebê para que a luz ajuda o corpo dele metabolizar o excesso de bilirrubina. O recém-nascido é colocado em um bercinho especial, com os olhos protegidos por uma máscara apropriada e sem roupinhas para fazer a fototerapia.

Mãe do Cauê e da Catarina, esposa do Diogo Petermann. Casada há 11 anos. Apaixonada por brigadeiro de panela, pipoca e Grey’s Anatomy!
Comente