Higiene bucal em bebês

Posso dizer que esse foi um tema que eu li e reli vários artigos e experiências de outras mães com seus bebês, antes mesmo da gengiva inchar ou dos primeiros dentes aparecerem. Dentre várias coisas que li, sempre percebi um grande incentivo da parte dos odontologistas para que as mamães iniciassem o processo de escovação desde bebezinhos.

Começado primeiro passando uma gase umedecida logo depois da amamentação, confesso que era complicado lembrar as seis ou oito vezes ao dia, mas sempre que eu lembrava, passava. Quando o primeiro dentinho surgiu, passei a utilizar a dedeira com creme dental sem flúor, ficou até mais fácil lembrar porque daí ele comia já frutinhas e tudo mais.

Por volta de um ano começamos a perceber que ele queria a nossa escova de dente, por isso começamos a dar a escovinha super macia para ele. Como nessa fase eles não param quietos, colocamo-lo sentadinho no vaso e damos a escovinha com creme dental ainda sem flúor e lá ele fica entre mordidas e sugadas escovando o dente do jeito dele.

Aqui até posso ouvir críticas que não deveríamos dar um objeto desse tipo para ele ainda, ou que ele não sabe escovar porque fazer isso… Esse tipo de coisa… (de quem não tem nada pra fazer). Cada pai cria seus filhos da maneira que acha melhor, assim foi como os nossos pais e não vai ser diferente conosco, para mim a maior prova que a gente acertou quando criamos esse hábito que é sempre dissemos: “Vamos escovar os dentes”… e ao longo do tempo ele já sabia e abria a boca, hoje ele não só abre a boca como também vai correndo pro banheiro nos esperar.

Criar hábitos depende dos pais, depende de quanta paciência e atenção você pode desprender… Crianças nessa fase são extremamente sugadoras de descobertas e se ensinamos hábitos saudáveis será isso que eles aprenderão. O que eles são não está longe do que nós ensinamos para eles.

Beijos

Karin

Mãe do Cauê e da Catarina, esposa do Diogo Petermann. Casada há 11 anos. Apaixonada por brigadeiro de panela, pipoca e Grey's Anatomy!

One thought on “Higiene bucal em bebês

  1. aparelho estetico says:

    Ótimo artigo! Acho incrível sites como esse que sabem do valor de prover uma boa coleta de informações de graça. Já marquei nos favoritos seu blog e irei visitá-lo daqui em diante.

Comente