Gestação e a consulta ao nutricionista

A ciência da nutrição pode acompanhar o indivíduo em todas as fases da vida, colaborando para a prevenção, manutenção ou até para a recuperação da sua saúde. E na gestação não poderia ser diferente, não é? Saiba porque é importante consultar a nutricionista durante a gravidez.

A gestação é um período de vulnerabilidade para a mulher em razão das várias modificações em seu corpo, e para o feto, em razão do crescimento e desenvolvimento. Com tantas transformações o corpo demanda uma maior quantidade de macro e micronutrientes.

Realizar uma avaliação nutricional garante identificar os problemas nutricionais da gestante. Se caso eles ocorram, como acompanhamento é mais fácil para corrigir. Para que dessa forma, o desenvolvimento do feto não seja prejudicado e para que também não ocorram prejuízos para a mãe.

gravidez saudavel

Para avaliação do estado nutricional, são necessários a realização dos seguintes passos:

  • Avaliação Clínica: através de relato da mãe sobre dados gerais da saúde, consumo de medicamentos, hábitos de vida.
  • Anamnese alimentar: pode ser feita através de recordatório alimentar ou frequência de consumo de alimentos.
  • Avaliação bioquímica: exames laboratoriais.
  • Avaliação antropométrica: peso, altura, circunferências.

Com uma nutrição equilibrada pode-se evitar problemas como excesso de ganho de peso, ou pouco ganho de peso com retardo no crescimento do feto, diabetes gestacional, eclampsia, crises de constipação, além de deficiência de vitaminas e minerais, pouco comentados nesse meio.

Com todas essas avaliações, o profissional consegue analisar quais mudanças alimentares são necessárias para garantir o bom andamento da gestação. Como já falamos anteriormente, cada gestação é única. Cada mulher possui uma característica, e isso também deve ser levado em consideração na hora da alimentação.

gestação

Nutricionista para mamães e bebês
Amante de uma boa viagem, daquelas que quando tiver filho, já vai fazer o passaporte dele.




Comente