Como fortalecer o matrimônio enquanto criam os filhos?

O que acontece com o matrimônio de um casal depois de ter um bebê? Uma coisa é evidente depois de ter um filho, a satisfação conjugal diminui, afetando negativamente as crianças emocionalmente e academicamente. Mas esse cenário decadente não é inevitável. Os casamentos de alguns casais permanecem fortes e felizes, assim como seus filhos.

O que esses casais estão fazendo certo? E por que tantos relacionamentos parecem sofrer depois de crianças? Com a taxa de divórcio no Brasil ainda alta, esse assunto parece mais relevante do que nunca.

As estatísticas sobre a satisfação no matrimônio após o primeiro filho

Cerca de 92% dos casais revelaram um aumento gradual de conflitos após ter seu primeiro bebê. No momento em que seus filhos tinham 18 meses de idade, quase um dos quatro casais indicou que seu matrimônio estava em perigo. E isso não inclui os 13% que já haviam anunciado separações e divórcios.

Um estágio não é mais difícil em relacionamentos do que outro. Existe uma erosão cumulativa da satisfação ao longo do tempo. Os pais das crianças em idade escolar experimentam menos depressão e estresse pessoal do que quando seus filhos eram bebês, mas a satisfação conjugal continua sendo um declínio constante para a maioria dos casais.

Qual o segredo dos casais que permanecem felizes e casados?

família feliz

A chave para a satisfação conjugal reside na forma como os casais gerenciam o processo de tomada de decisão. Não é que os casais não têm problemas, porque cada casal tem. Mas quando os bebês chegam, há muito mais problemas e diferenças de opinião para negociar, e a capacidade de um casal para fazê-lo com cooperação e respeito pode fazer um matrimônio se quebrar.

Também é importante para os parceiros ouvir as explosões uns dos outros sem retroceder imediatamente ou se responsabilizar. E aquele que disse ou fez algo irreflectido precisa fazer as compensações mais tarde. Dizendo: “Eu fiz esse comentário de raiva. Eu realmente não quis dizer isso”, um longo caminho para a restauração de um relacionamento.

Encontrar um grupo de apoio para casais

Muitas pessoas fazem as aulas de preparação para o parto, as mulheres aprender a respirar adequadamente para o parto, mas poucos pensam sobre como serão os próximos 20 anos.

Casais que encontrar um grupo de apoio, com encontros semanais, pode auxiliar a fortalecer o matrimônio, pois descobrem um ambiente seguro onde pode expor suas idéias, preocupações e confusão antes e depois do nascimento. Se manter em um grupo assim faz com os casais aumentem sua satisfação com seus relacionamentos.

Porque os casais normalmente brigam?

Os pais mais recentes dizem que brigam por causa da divisão do trabalho, o que cada um faz (ou deveria fazer) na família.

Quando as crianças estão em idade escolar, as questões de dinheiro e tempo de passar juntos tornam-se mais importantes.

O sexo desempenha um papel importante na satisfação conjugal?

matrimônio e sexo

O sexo é um reflexo de como o resto do relacionamento está. Se você se sentir machucado ou mal interpretado, ou você e seu marido estão discutindo, mas não resolvendo problemas, isso afetará o quão atraído, nutrido e pronto para fazer sexo você está.

A frequência do amor diminui durante os primeiros meses de paternidade quando as mães estão especialmente esgotadas, mas acredita-se que a maioria das vidas sexuais dos casais se recupera dentro de dois anos.

No entanto, durante esse período no matrimônio é possível que um dos parceiros não se sinta à vontade nem de tocar o outro. Isso porque tem medo de que se fizerem isso enviem a mensagem de que eles estão prontos para fazer sexo, quando na realidade, eles não estão.

Recomenda-se que os casais sejam perfeitamente sinceros uns com os outros: “Não tenho certeza da quantidade de energia que tenho hoje à noite, mas adoraria poder abraçá-lo por alguns minutos“. Isso permite que eles tenham um tempo mais íntimo juntos e demonstrem o cuidado que tem um pelo outro.

Muitas mães novas falam sobre a sensação de pós-parto pouco atraente. Mas, enquanto alguns homens acham difícil ver suas esposas como sexuais depois de ter filhos, a maioria dos maridos apoia a aparência das esposas.

 

Mãe do Cauê e da Catarina, esposa do Diogo Petermann. Casada há 11 anos. Apaixonada por brigadeiro de panela, pipoca e Grey’s Anatomy!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *