Família moderna à moda antiga

Quando começamos a observar a realidade atual percebemos que as mulheres a cada dia passam a desempenhar cargos importantes e se tornam cada vez mais independentes, e não digo apenas financeiramente. Por outro lado, temos a crise de identidade masculina. O homem passa a resolver as situações de forma mais branda e pacífica. Frases como “pergunte à sua mãe” são um exemplo de como o homem delegou sua função de líder. A família está passando por grande transformação. Os papéis estão se entrelaçando.

familia moderna à moda antiga

Eu estava no culto esse domingo e pastor trouxe uma reflexão muito interessante sobre os papéis do homem e da mulher segundo a criação divina. Quando olhamos para Gênesis 1:26, Deus deu uma ordem ao homem “que ele tenha domínio sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus, sobre os animais domésticos, sobre a terra e sobre os répteis que rastejam sobre a terra”.

Antes de Deus criar a mulher, percebeu que não era bom que o homem estivesse só e por isso criou “uma auxiliadora idônea” (Gn. 2:18). Idônea pode ser definido como “aquele que tem condições, competências, habilitações ou conhecimentos necessários para desempenhar determinado cargo ou determinada tarefa. = APTO, CAPAZ, COMPETENTE”. Ao olhar por esse ângulo a mulher não é menos e nem mais que homem, ela apenas tem uma FUNÇÃO diferente que a dele.

O papel do homem na família

familia moderna1

A missão do homem é governar sobre a terra e amar as mulheres.

Efésios 5:25-26 diz “Vós, maridos, amai vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela, para a santificar, purificando-a com a lavagem da água, pela palavra”. Porque será que Deus diria para os homens para amarem as mulheres? Não parece uma coisa óbvia? Se ele casou é porque ele ama, não é mesmo? Infelizmente, devido a deturpação da sociedade e da imagem da mulher, muitas vezes o homem vê a mulher apenas como um objeto sexual que tem que satisfazê-lo. O homem é muito instintivo e por isso Deus frisa para que ele a AME! Amar ao ponto de que ser for necessário morrer no lugar dela.

Mas ele continua dizendo no versículo 28: “Assim devem os maridos amar as suas próprias mulheres, como a seus próprios corpos. Quem ama a sua mulher, ama-se a si mesmo”. Para leigos, talvez Deus esteja dizendo: vamos deixar isso mais claro homens, amem às mulheres como você ama a si mesmo, como o seu corpo que você se importa, ao oferecer alimento e cuidados.

O homem é o protetor do lar é aquele que vai acordar de madrugada quando ouvir um barulho estranho. O homem é o provedor da família, aquele à quem o filho recorre para pedir dinheiro para o lanche ( e há um consenso entre o casal de como cuidar bem do dinheiro da família – não existe essa de “meu salário” e sim “nosso”). E o homem é o professor, aquele a quem os filhos admiram, o super herói, o que organiza a casa quando se trata de marcenaria, pintura e pedreiro. Ensina aos filhos o Caminho em que deve andar, ensina a família a orar, ensina a família a estar junto.

O papel da mulher na família.

familia moderna

A missão da mulher é ser a auxiliadora idônea e respeitar o homem.

Em tempos modernos, falar de submissão parece agressão auditiva. Pareço careta ao dizer que devemos respeitar as decisões que nossos maridos tomam, aceitar como verdade sobre o lar e muitas vezes “engolir o próprio ego”. Estranho né! Arcaico! Retrô!

Ao encarar o fato de que cada vez mais os homens têm se calado e as mulheres estão gritando cada vez mais alto, lutando pelos “seus direitos”. Direitos? Há tantos direitos que são defendidos, muitos válidos com certeza. Não apoio um estado machista. Não apoio um estado feminista. Não é uma briga de poderes. Não foi para isso que Deus criou o homem e a mulher.

A sociedade moderna tem distorcido o papel da mulher.

Vamos recapitular:

Auxiliadora idônea: alguém para estar do lado do homem, alguém extremamente capaz. Competente para desempenhar o seu papel. Por isso somos tão dinâmicas. A vida em família precisa disso, somos o coração do casamento. Certa vez ouvi a frase: Que se a mulher está bem, todo lar está bem. Mas se a mulher acordar azeda, todo lar vai ficar azedo.

Mulher virtuosa: Provérbios 31 descreve a mulher na sua plenitude, mostra sua força, sua sabedoria em administrar o lar e ao conduzir os filhos. Ela cuida de si mesma e se preocupa em estar para seu esposo. Ela é uma mulher moderna, que dá conta de tudo, mas ela está debaixo de uma missão.

Dificuldade em ser submissa: as mulheres não ganharam força ao conquistar os seus direitos, elas já têm essa força internamente, concedida por Deus. Mas assim como Deus ordenou ao homem para amar sua esposa, ordenou à mulher ser submissa ao seu esposo. Devemos respeitar nossos maridos, reconhecer suas virtudes, incentivá-los a se tornarem pessoas melhores (a estudar, a tentar um novo emprego, etc), não devemos desvalorizar eles (nem na frente deles e muito menos para as outras pessoas).

Isso porque devido a sua força em conquistar, em fazer, em ser, em saber a submissão seria a coisa mais desafiadora que ela poderia realizar. Há mulheres que reclamam que seus maridos são “tapados”, “bunda mole”, enquanto na verdade elas tomam a frente, sem ao menos deixar que ele tenha tomado a iniciativa. Isso feito repetidamente, vai chegar uma hora em que ele não despertará interesse algum em tomar alguma atitude. Vai dizer “para quê?”, ele não sente necessidade de tomar as rédeas da carroça.

A nossa missão é fazer com que os homens cumpram a sua missão.

Em outras palavras, nós mulheres devemos nos submeter aos nossos maridos para que eles possam nos amar verdadeiramente.

familia-feliz

A realidade moderna diz que tudo isso é pura insanidade. Pode parecer. Mas a família foi ideia de Deus, e eles nos deixou o manual completo de como viver de forma equilibrada em TODAS as áreas de nossas vidas. O casamento é abençoado por Deus, uma instituição preciosa! Se o seu casamento não está bem, talvez deva rever alguns conceitos. Se do seu jeito não deu tão certo quanto você esperava, que tal pedir a Deus sabedoria e humildade para entender e aplicar o que está escrito na sua Palavra?

Na verdade, nada disso é simples. É um verdadeiro desafio, tanto para os maridos quanto para as esposas. Servir um ao outro não é o que se tem “pregado” nos programas de TV, pelo contrário, cada vez mais o divórcio e a leviandade está na “moda”. Mas até onde isso vai nos levar? Será que esse é o melhor caminho a seguir? Será que não existe algo melhor para viver além das brigas e discussões? Será que realmente não existe mais solução para o seu casamento? Será mesmo que o seu filho está perdido? Será que Deus pode encontrar um espaço em seu coração para fazer a transformação e colocar tudo no devido lugar?

Minha dica é deixa Ele entrar! Basta você pedir! Ele pode transformar o caos em um manancial!

Mãe do Cauê e da Catarina 🙂




Comente