Escolhendo brinquedos

Com 1 ano de idade, as grandes habilidades motoras do seu filho estão se desenvolvendo rapidamente. O progresso na coordenação mão-olho dos bebês é notável. Eles estão interessados em objetos que se movem. Brinquedos de ligar e desligar são os favoritos, principalmente os que fazem sons enquanto se movem. As atividades que envolvam abrir e fechar, pôr e tirar e brincar de esconde-esconde irão encantá-los. Abaixo, descrevemos brinquedos apropriados para essa idade que são os mais divertidos para o seu filho.

Brinquedos para crianças que estão aprendendo a caminhar (12 a 24 meses)

  • Blocos são os brinquedos ideais, clássicos de todos os tempos, porque são os que as crianças podem usar de várias maneiras e você ainda pode adaptá-los para crianças de diferentes idades. Para a criança que está aprendendo a caminhar, os blocos devem ser bem grandes, com bordas e cantos arredondados. Comece com os feitos de pano, espuma ou plástico moldado. À medida que o seu filho fica mais velho, incremente a coleção incluindo blocos feitos de outros materiais.
  • Brinquedos de triagem ajudam a criança a aprender as cores e a desenvolver a destreza manual. Os mais populares consistem em quatro ou mais argolas coloridas de diversos tamanhos que se empilham num cone colocado numa base firme ou móvel. É melhor reservar aqueles em que as argolas se encaixam no cone em ordem decrescente para crianças mais velhas.
  • Brinquedos de reconhecimento de formas são adequados para crianças mais próximas do segundo ano de vida. Eles consistem em cubos ou outras formas geométricas, de madeira ou plástico coloridos, que a criança encaixa nos buracos que combinam dentro de uma caixa ou outro recipiente. Estes brinquedos ajudam o seu filho a desenvolver a coordenação mão-olho, as habilidad es de combinar e o reconhecimento de formas. Eles promovem atividades de aprendizagem desafiadoras mas, se houver muitas peças, a crianç a pode ficar frustrada.
  • Brinquedos de montaria são para crianças que já conseguem caminhar sozinhas. A criança deve poder subir e descer sem dificuldade e ser capaz de manobrar o brinquedo. Procure os que são robustos, se movem com facilidade e têm assento seguro. O primeiro brinquedo de montaria do seu filho não deve ter pedais e pode ser feito de plástico moldado ou madeira, na forma de um cavalo ou outro animal, de um vagão, de um carro ou de um caminhão.
  • Brinquedos elétricos estarão entre os favoritos de seu filho quando ele puder caminhar sozinho, devido aos movimentos e sons característicos. Certifique-se de que as alavancas estejam cobertas com bolas protetoras. Seu filho pode carregar vagões ou caminhões com outros brinquedos e alguns até vêm equipados com conjuntos de blocos. Os brinquedos elétricos mais sofisticados, para crianças mais velhas, são chamados de brinquedos de ação. Os favoritos são brinquedos como ônibus escolares e aviões modelados com pequenos passageiros de madeira que se encaixam em assentos codificados por cor. Crianças mais novas devem ser supervisionadas quando brincam com brinquedos que têm acessórios pequenos ou você pode manter as peças pequenas guardadas enquanto seu filho não passar da fase de colocar tudo na boca.
  • Brinquedos de percussão são bancos com pinos ou bolas para bater pelos buracos. Alguns são largos o bastante para que o seu filho possa se sentar enquanto desenvolve a coordenação mão-olho e as habilidades motoras. Martelos de madeira são seguros para uma criança cuja habilidade de bater ainda é descoordenada, mas eles podem ser perigosos quando duas ou mais crianças estão presentes.
  • Bonecos são um bom exemplo de brinquedos que saíram da arena dos estereótipos sexuais, a partir do momento em que as necessidades de abraçar e amar, comuns tanto a meninos quanto a meninas, foram reconhecidas. Os bonecos de meninas e meninos são vestidos com roupas especiais que oferecem a possibilidade de praticar as habilidades de fechar, abotoar, pressionar e amarrar.

Fonte: How Stuff Works

Mãe do Cauê e da Catarina 🙂




Comente