Drenagem linfática é recomendada para gestantes?

Durante a gestação o corpo da mulher sofre com alterações físicas para que se tenha um perfeito crescimento e desenvolvimento do feto. Podendo trazer consequências como dor e limitação em suas atividades diárias. Entre as alterações físicas está o acúmulo de líquidos, o que acaba gerando edemas e desconfortos para a gestante. A drenagem linfática é o procedimento mais indicado para prevenir e combater esses edemas que acabam incomodando as futuras mamães.

O que é o sistema linfático?

O responsável pela função de drenar o excesso de líquido é o sistema linfático. Esse sistema é constituído por uma rede de vasos, o líquido que percorre por esses vasos chamamos de linfa. A linfa é um líquido transparente, esbranquiçado (algumas vezes amarelado ou rosado), que faz o transporte de nutrientes para as células e tecidos como também elimina suas substâncias residuais, como células mortas que serão eliminados através da urina.

Dessa forma, esse líquido é devolvido ao sangue e assim mantém o equilíbrio dos fluídos. Outra função do sistema linfático é a realização da resposta imune, que impede que a linfa lance micro-organismos na corrente sanguínea através da retenção e destruição destes dentro de seus linfonodos (agem como filtros da linfa).

Como se forma o edema

Na gestação o corpo produz aproximadamente 50 % mais sangue e fluídos corporais para suprir  as necessidades do desenvolvimento do bebê. Todo esse volume  de sangue e fluídos podem resultar em retenção e acúmulos de líquidos em determinadas regiões do  corpo.
O edema, popularmente conhecido como inchaço, é ocasionado pela compressão de válvulas  venosas, aumento da permeabilidade  e  pressão dos vasos capilares e alterações hormonais (estrogênio, progesterona, cortisol e relaxina) que provocam maior flexibilidade e extensibilidade e assim maior retenção de água.

Alguns fatores podem ajudar no desenvolvimento do edema: 

mulher gravida fazendo drenagem linfática

  • temperaturas elevadas,
  • ficar em pé ou sentada sem mexer os
  • pés e pernas por longo período de tempo,
  • falta de atividade física,
  • dietas pobres em potássio,
  • alto consumo de cafeína,
  • excesso de sal (sódio) na dieta.

Como funciona a drenagem linfática 

A drenagem linfática manual é uma técnica de massagem manual leve utilizada para o tratamento de edemas. Sua finalidade é esvaziar os líquidos exsudados e os resíduos metabólicos por meio de manobras nas vias linfáticas e nos linfonodos estimulando o sistema linfático.

Os objetivos da drenagem são:

  • recolocar em movimentos o líquido intersticial,
  • permitir uma maior reabsorção dos excessos de líquido e das macromoléculas por  do sistema linfático,
  • favorecer a abertura dos capilares e eliminação dos resíduos provenientes do metabolismo celular,
  • aumentar a regeneração celular e estimular o sistema imunológico.

Quem está liberado pra fazer

Pode ser realizada a partir da 12 semana de gestação ou após a liberação  médica, de uma a duas vezes por semana, dependendo de cada caso.  A drenagem também pode ser procurada pra proporcionar relaxamento e alívio de dores musculares.

Contra indicado 

Em gestantes que tenham hipertensão não controlada, insuficiência renal, trombose venosa  profunda ou qualquer doença relacionada ao sistema linfático.

Concluindo

A gestação é um período de alterações no corporal da mulher que traz consequências e limitações, entre elas está o edema. Esse acúmulo de líquidos é formado pelo aumento de sangue e também pela diminuição do funcionamento do sistema linfático. Com a drenagem linfática manual, o fisioterapeuta estimula o sistema linfático através de movimentos leves fazendo com que o retorno da linfa para o sangue volte ao normal, ao mesmo tempo diminuindo o edema e eliminando o excesso. Por sua vez, a gestação irá se sentir menos inchada e mais leve, ao mesmo tempo relaxada com menos desconfortos indesejados nessa importante fase da sua vida.

Mãe de Eduardo, 9 anos, e Giulia, 2 anos. Fisioterapeuta com especialidades em dermato funcional e em pilates completo. Atua na clínica Nossa Fisio.
Comente