Dicas para introdução de novos alimentos

Sou da seguinte opinião, a criança é sujeita a diversas influências, mas quem se sobre sai sempre são os pais, ou seja, se os pais tem hábitos saudáveis naturalmente a criança terá hábitos saudáveis.

Atualmente não é difícil ter informações sobre como ter um estilo de vida saudável: uma alimentação equilibrada e exercício físico diário fazem parte das principais indicações de qualquer especialista. Ouve-se muito em reportagens especiais os benefícios que traz pra saúde: disposição, estar em boa forma, é aquela coisa, de bem com você – de bem com a vida.

Enfim, quero dizer, que se os pais ensinam ainda bebezinhos a se alimentarem adequadamente dificilmente na infância e/ou juventude terá difiiculdade de para comer alimentos saudáveis.
No mercado existem vários tipos de alimentos prontos e semi prontos inclusive para bebês. Sei que a vida ultimamente anda extremamente corrida e mal temos tempo para tomar um belo de um banho.
Mas será que a saúde de seus filhos não merece uma atenção mais que especial?

As frutas e verduras contêm vitaminas e minerais que são fundamentais para o desenvolvimento de cada criança, só assim ela terá ossos fortes, dentes saudáveis, sem anemia, enfim, uma saúde de ferro. Os bebês ao sentirem o gosto das frutas aprenderão o que elas gostam e o que não gostam, mesma coisa vale para o suco. Entretanto não pode desistir na primeira cara feia, não. É novo, ás vezes o novo assusta.

Para criar um novo hábito é preciso inserir esse hábito na rotina, então:

1. Estabeleça um horário que você dará fruta para seu bebê e outro horário para o suco.

2. Ensine que aquele horário será para fruta ou suco, ou seja, se ela comer pouquinho, não dê o leite logo em seguida, espero pelo menos uma meia hora, senão assim você estará dizendo para ela que não há importância de não comer a fruta ou tomar o suco, afinal de contas depois você dará a ela o que ela está acostumada e mais gosta.

3. Suco deverão ser dados nos intervalos das mamadas, não são refeições. A fruta sim!

4. Não comeu aquela fruta naquele dia, no próximo tente outra fruta. Procure não tentar insistidamente em apenas uma fruta, encontre uma fruta que ela goste, dê a ela essa por 3 dias seguidos e depois tente novamente a fruta que a princípio ela não gostou. Se persistir não gostando no outro dia você tenta a fruta que ela não gosta com a fruta que ela gosta.

5. Ofereça diversidade tanto de frutas e sucos.

6. Invente! Assim que você perceber que seu filho está acostumado com as frutas e sucos, misture, use sua criatividade para tornar a alimentação do seu pequeno tesouro ainda mais colorida e nutritiva.

Sei que pra tudo isso é muito empenho, exige bastante dedicação, mas faça isso pensando no futuro e no melhor da saúde de seu filho.

Espero que tenham gostado das dicas, sei que as vezes não é fácil construir novos hábitos nos pequenos, mas vale a pena!

Um brinde a uma vida mais saudável.

Beijos
Karin

Mãe do Cauê e da Catarina 🙂




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