Desmame

Olá mamães…

Amamentar para mim, é um ato lindo… no começo pensei que teria vergonha de amamentar em público, mas quem disse, quando nosso filho tá com fome, vamos lá que é hora de comer, eu realmente dava o peito, fosse onde fosse.. as vezes lembrava de colocar um paninho na frente, mas nem sempre lembrava. Pior… na frente de parentes eles sempre querem ver.. aff… detestava isso!
E como eu nunca acostumei a ter aquele cantinho só meu e dele, de amamentar só no quarto, em ambiente tranquilo…sempre amamentei na frente de pessoas!!! Fazer o que, eu não queria perder alguns momentos! ESCOLHA MINHA!

Sempre sonhei em amamentar exclusivo até os 6 meses – admiro MUITO quem consegue – mas o Cauê sempreeeee muito curioso, não podia ver meu marido e eu comendo que ele já arregalava os olhinhos e começava a fazer: uuuuuu…. uuuuu… Sim sim, pedindo comida!
Quando estava próximo dos 4 meses, demos uma pera pra ele chupar… ADOROU!
A pediatra dele aconselhou que naquele mês começassemos a introdução de frutas e sucos… de começo, confesso que fiquei receosa, mas me alegrava ver ele comendo TUDO com muita vontade!!!! Enfim, meu marido sempre me dava apoio, dizia que era apenas uma refeição, que todas as outras (7) era eu quem fornecia pra ele! Com 5 meses passamos a dar frutinhas 2 vezes ao dia e suquinhos eu dava de vez em quando, ainda não tinha estabelecido uma rotina pra ele!
Fiz a introdução de alimentos aos poucos, devagar, sei que ele terá muitos anos pela frente pra aprender de TUDO…
Com 6 meses começamos o almoço… minha diversão né! Amei ir ao supermercado e fazer AQUELAS compras de frutas e verduras, nunca comprei tanta diversidade de alimentos como agora com a alimentação do Cauê. Adoro cozinhar pra ele… as vezes dá um certo trabalho, mas gosto… raramente vou para aquelas papinhas prontas, apenas quando saimos e realmente nào tenho opção!
A pediatra também aconselhou que após 15 dias da introdução do almoço eu começasse a dar a janta. Essa eu realmente relutei… meu peito vazava leite, eu não admitia começar a dar janta enquanto meu peito não estivesse acostumado com a nova rotina do Cauê. Depois de 21 dias que comecei a dar almoço foi que eu dei a primeira jantinha, sim… meu peito tinha estabilizado a produção de leite, e apartir daí o Cauê passou a mamar 1 vez ao dia!
No dia 10 de julho, ouvi o primeiro barulhinho do dentinho.. comemorei tantoooooo.. fiquei muitooo feliz com a novidade!!! Era o primeiro dentinho do Cauê!!! Que só foi realmente aparecer sorrindo depois de uns oito dias… ai começou a história desse post…

Comecei a sentir dor ao amamentar… NUNCA TINHA SENTIDO ISSO! O Cauê passou a morder meu peito…mordiscar enquanto amamentava, já não estava mais sendo legal, gostoso…e minha declaração pro meu marido: Tá doendo amamentar, acho que vou parar.
Novamente ele está do meu lado! Claro, não é ele que sente… mas eu sempre conscientizei ele de tudo! Sempre compartilhei as minhas idéias…as minhas pesquisas… até a idé ia do blog foi dele!

Pensando… pensando… dia 22 de julho, será a última vez que vou amamentar meu filho! Decisão tomada! Amanhã vou explicar pra ele… eu sei que ele não vai entender (eu acho)… mas vou conversar com ele.. vou aproveitar o último momento que meu peito forncerá alimento para ele!
Escrevo isso com lágrimas nos olhos… mais cedo ou mais tarde isso iria acontecer!

Minha parte eu fiz. Graças a Deus… ele é muito bom de garfo, seu peso está super saudável, ele toma mamadeira… todas as razões pelo qual vou desmamar com tranquilidade!
Amo meu filho… e sei que nosso elo vai além da amamentação. Confesso que dentro de mim, relutei muito contra isso… realmente não queria desmamar… mas sei que ele vai ficar bem! E eu também.. até meu peito agradece… hehe…
Só acho que essa é uma decisão que precisa ser tomada com clareza, ponderando todos os pontos – prós e contras. As mamães que estão pensando em desmamar, fica meu desabafo, meu depoimento.

Beijos,
Karin

Mãe do Cauê e da Catarina 🙂




Comente