Casas são feitas de tijolos, lares são feitos de amor. Obra indica o caminho para…
3 livros para apresentar a cultura indígena aos pequenos
Antes dos europeus chegarem por aqui, nosso país era todo formado por povos indígenas. Hoje, infelizmente, poucas tribos restaram, mas elas ainda resistem! Conhecer essas raízes é muito importante para valorizarmos parte de quem somos. Por isso, apresentar desde cedo aos pequenos a cultura indígena é fundamental para que as novas gerações não se esqueçam das raízes que formam o povo brasileiro.
Anúncio
Pensando nisso, o Blog Leiturinha preparou uma dica super especial: 3 livros infantis sobre cultura indígena! Confira:
Boca da Noite: Histórias que Moram em Mim
Autor: Cristino Wapichana
Anúncio
Ilustrador: Graça Lima
Editora: Zit
Melhor idade: A partir de 7 anos
Anúncio
Este livro ganhou o 3º lugar do Prêmio Jabuti e o prêmio de melhor ilustração na FNLIJ, em 2017. Não é atoa que este livro foi tão premiado, o texto cativa e as ilustrações nos transportam para o universo indígena em segundos. A história traz à tona tradições indígenas e a viagem do sonho. Um livro que vale a pena ser lido e que se tornará facilmente um dos favoritos do seu pequeno!
Tem Tupi na Oca e em Quase Tudo que se Toca
Autor e ilustrador: Walther Moreira Santos
Editora: Autêntica
Melhor idade: A partir de 6 anos
Pelo próprio nome já dá pra notar que este é um livro em rimas. Sabia que as palavras “tijuca”, “açaí” e “amapá” são palavras Tupi-Guarani? Este é um livro infantil muito divertido que brinca com as palavras do nosso cotidiano de origem indígena e acaba virando um trava-línguas no final! As ilustrações não deixam de lado a diversão, e a cultura é reafirmada num glossário nas últimas páginas.
Descobrindo o Xingu
Autor: Marco Hailer
Ilustrações: Juliana Basile
Editora: Carochinha
Melhor idade: A partir de 6 anos
Anúncio
Você tem um nome? Onde você vive? Como você vive? É convidando o pequeno leitor a contar sobre sua cultura que começa esse lindo livro. Com uma linguagem bastante gostosa, esta obra revela vários aspectos de cada um dos povos do Xingu e os hábitos de cada aldeia.
Sou uma mulher que acredita em Deus desde criança. Sempre sonhei em casar e ter filhos. Sou esposa e mãe, apaixonada por leitura e culinária. Founder do Mamãe & Cia.
Anúncio