Cuidados especiais: meninos

Oi mamães, como mãe de menino um dos assuntos que fiquei em dúvida quando meu filho nasceu era como deveria fazer a higiene do pênis sem machucar, achei essa matéria e quero compartilhar com vocês:

Quando o assunto são os garotos, a maior preocupação deve ser a limpeza do pênis. A maioria dos meninos nasce com a glande (cabeça do pênis) parcialmente ou totalmente coberta pela pele, que irá se descolar aos poucos até os 3 anos de idade. Na hora do banho, é preciso puxar a pele para trás, lavar bem com sabão neutro e colocá-la de volta no lugar para que ela não fique presa. Pode acontecer de apenas uma parte da glande estar exposta e a pele não retrair, o que é normal até o terceiro ano. Nesse caso, não force a pele para trás, pois pode machucar. Lave apenas o que estiver exposto. Se até os 3 anos a pele não descolar naturalmente, consulte um médico e avalie a necessidade de fazer uma cirurgia de fimose (quando o prepúcio – pele que cobre o pênis – é muito estreito e não permite a exposição da glande).

A partir dos 5 anos, você pode deixar que seu filho tome banho sozinho – mas sempre supervisione se ele limpou tudo mesmo. Outro cuidado, que vale para todo mundo, é ensinar seu filho a lavar sempre as mãos antes e depois de ir ao banheiro, afinal, eles manipulam diretamente o pênis.

Fonte: André Cavalcanti, diretor da Sociedade Brasileira de Urologia, e Eduardo Gouvêa, urologista da Casa de Saúde São José (RJ) Revista Crescer

Espero que tenha sido útil para vocês mamães.

Fiquem a vontade de manda dicas para mim,  será um grande prazer ler cada dica! E passou por aqui, deixa um recadinho!

Beijos,

Karn


Mãe do Cauê e da Catarina, esposa do Diogo Petermann. Casada há 11 anos. Apaixonada por brigadeiro de panela, pipoca e Grey’s Anatomy!

2 thoughts on “Cuidados especiais: meninos

  1. paula says:

    tdtinha essa preocupaçao sobre a pelinha meu arthur ta com 4 anos e ta saindo agora eu puxo pra tras desde de bebe agora to aliviada /arthur mamae te ama

  2. Déia says:

    tb tinha essa preocupação, falei entao com opediatra q acompanhou o nascimento e ele me falou p eu nao mecher ali! Depois passei por mais uma pediatra e foi a mesma orientação.. agora com a pediatra definitiva das crianças a mesma coisa tb.. então nem mecho amiga..

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *