Você sabia que sabão em pó tradicional pode irritar a pele dos nossos pequenos? Aprenda…
Cordão umbilical – Os cuidados dos primeiros dias
O bebê está ligado à mãe através do cordão umbilical. Através dele, recebe todos os nutrientes necessários para o seu crescimento dentro da barriga. Quando o bebê nasce, o cordão umbilical é cortado e deixado apenas um pedacinho, cerca de dois a três centímetros. Então passa a se chamar de coto umbilical. Os primeiros dias de vida do bebê, são necessários cuidados especiais com essa parte do corpo do bebê.
Anúncio
Qual o tempo que demora par secar e cair o cordão umbilical?
O período normal para que ocorra a secagem e consequentemente a queda do cordão umbilical é entre 7 e 21 dias. Primeiro ele tem uma aparência mais tom da pele e à medida que vai secando vai ficando preto.
A minha experiência é bem assim, de 8 a 80. Meu filho mais velho, o Cauê, caiu o umbigo em apenas sete dias. A Catarina, foi o contrário. Demorou 20 dias para secar e cair por completo o cordão umbilical.
Anúncio
Caso você fique preocupada, melhor coisa que você faz é consultar o pediatra. Ele sempre será a pessoa que poderá te passar confiança quando se trata da saúde do seu bebê (pelo menos assim são a maioria deles, não é mesmo?)
Cuidados especiais com o cordão umbilical
É muito importante manter sempre limpo e seco o coto umbilical, para evitar possíveis infecções. Existem regiões cujas as condições de higiene são mais precárias e pode ocorrer a contaminação do coto umbilical. Uma das infecções possíveis é o tétano que é muito perigoso para bebês recém-nascidos.
Antes e depois de trocar as fraldas e mexer no coto umbilical é importante higienizar bem as mãos.
Normalmente, os pediatras recomendam limpar o cordão umbilical com álcool a 70% que é vendido nas farmácias. Esse cuidado deve se ter em toda troca de fralda.
Anúncio
Como demorou para cair o cordão umbilical da Catarina, a pediatra me orientou para não deixar coberto nem com a fralda. Quanto menos quente, menos proteção, mais seco estaria o cordão umbilical. E foi incrível, porque depois que comecei a fazer isso, logo caiu.
Caso o bebê faça aquela façanha de número 1 ou 2 e a região do cordão umbilical fique suja, o recomendado é lavar com água e até mesmo sabão. Lembre-se de deixar sempre limpa essa região e de passar o álcool 70% todas as vezes que achar necessário (eu usava cotonete para ajudar)
Quando devo me preocupar com o cordão umbilical?
Sair um tipo de secreção amarelada é até normal. Tem uma aparência com o pus, mas não significa que está infeccionado. Esse tipo de secreção até pode ter um odor singular, mas normalmente não é muito forte.
Pode também sair um pouco de sangue na fralda ou na roupinha que tiver ficado em contato com o coto.
Anúncio
Mas nas situações abaixo é recomendado você procurar um pediatra:
- O bebê tiver febre, se fica amoadinho demais, começar a mamar pouco ou até mesmo não parecer bem;
- Se a área do umbigo estiver inchada ou vermelha;
- Com muito mau cheiro – além do normal.
Sou uma mulher que acredita em Deus desde criança. Sempre sonhei em casar e ter filhos. Sou esposa e mãe, apaixonada por leitura e culinária. Founder do Mamãe & Cia.
Anúncio