Com medidas simples no dia a dia, é possível manter os pequenos protegidos de diversos…
Como uma criança perdida pode encontrar os pais?
Será que seu filho saber o que fazer se ele se perder de você? Segundo dados do Departamento de Justiça Juvenil dos Estados Unidos, uma criança desaparece a cada 40 segundos e isso é assustador. Eles dizem que cerca de 115 crianças apenas, em todo o país, são sequestradas por estranhos e não retornaram às suas famílias. No entanto, perder nossos filhos é algo que está entre o pior dos pesadelos de uma mãe e que infelizmente podemos encarar esse fato um dia.
Anúncio
Então é muito importante ensinar a criança perdida a encontrar os seus pais e para que isso acontece é preciso um trabalho de formiguinha ser feito.
Prepare seu filho!
Embora a maioria das informações de segurança esteja voltada para crianças de 5 anos ou mais, alguns especialistas indicam que os pais devem começar a conversar desde quando a criança é pequena sobre sua própria segurança.
Anúncio
Embora seja verdade que a maioria das crianças de 3 anos não brinca fora de casa ou anda sozinho, eles precisam saber o que fazer quando ele se perder de você. Passe informações claras.
É costume dos pais ensinarem que a criança nunca deveria ir com um estranho. Na cabecinha dela, um estranho é quase um “monstro”, alguém assustador e mal. Ela não imagina que um estranho pode ser uma pessoa amigável, com doces e um sorriso no rosto, esse tipo não representa uma ameaça à ela.
Talvez devemos (me incluo nessa) repensar sobre a famosa frase: “Você não deve conversar com estranhos” porque dependendo da situação ela irá precisar da ajuda de um estranho confiável (depois volto a falar sobre isso). Precisamos ensiná-la a nunca ir a qualquer lugar com ninguém sem pedir permissão dos pais primeiro.
Anúncio
É uma simples lição sobre segurança que até mesmo os mais novos conseguem compreender o sentido dela.
Ensine seu filho o seu verdadeiro nome
Se seu filho está perdido está gritando, “Mamãe!” pode ser difícil distinguir sua voz entre outras crianças chamando suas mães. Crianças em idade pré-escolares devem aprender o primeiro e último nome de seus pais ou qualquer outro de seus cuidadores. Para garantir que seu filho aprenda, é importante uma vez ou outra repetir a informação, isso vai ajudar a memorizar e a lembrar quando for necessário. Então, se por ventura alguma vez se perderem, podem dizer a alguém quem são seus pais.
Crianças acreditam muito em contos de fadas, mundo mágico, essas coisas. Você pode aproveitar esse ensejo e fazer uma festa de revelação dos seus verdadeiros nomes. Pergunte a seus filhos se eles conhecem o seu verdadeiro nome. Quanto mais importante for a informação e mais você dar essa dimensão à ela, mais fixo na mente deles estará.
Os predadores estão à procura de crianças que não estão chamando a atenção. Uma criança perdida que grita por sua mãe é demais, e eles não irão se aproximar de alguém que chame a atenção.
Ensine seu filho a pedir ajuda a uma outra mãe
Se o seu filho se separar de você, deve permanecer no mesmo lugar, e chamar seu nome. Mas se você não retorna, então o próximo passo é pedir ajuda. Esta é outra razão pela qual não podemos dizer aos nossos filhos que nunca falem com estranhos. Crianças devem saber pedir ajuda a outra mãe com filhos. Crianças mais velhas podem aprender a pedir ajuda a policiais ou funcionários de lojas.
Segundo Samantha Wilson, ex-policial e fundadora do http://kidproofusa.com/ diz que “estatisticamente, uma mãe com filhos é a aposta mais segura para uma criança perdida. Isso, porque as mulheres geralmente empenharão mais tempo para ajudar o seu filho, porque os homens temem que, se ajudem, serão tachados como pedófilos”.
A primeira regra ainda se aplica. Ensine seus filhos a ficarem onde estão, gritam seu nome, e peça às mulheres nas proximidades para obter ajuda.
Fale sobre segurança em sua vida diária
Um dos maiores obstáculos para a segurança do seu filho é a sua incerteza sobre como abordar o assunto. Sherryll Kraizer, PhD, autor do The Safe Child Book, compara a tarefa de ensinar as crianças a atravessar a rua. Nós não dizemos a um filho, veja esse caminhão, está tentando tentando atropelar você? ”
Ao invés dessa abordagem, nós damos às crianças regras positivas que as habilitem a terem um comportamento seguro ao atravessar a rua. Da mesma forma devemos ensiná-las, caso se percam dos pais.
Comece conversando aos poucos com seus filhos em pequenos, mas faça isso frequentemente. Por exemplo: quando você estiver no shopping e ele está lotado, pergunte ao seu filho de 3 anos o que ele faria se vocês dois se separassem? Então, você pode sugerir os passos simples para a segurança. E em todas as conversas sobre segurança, tranquilize seu filho, o mais importante que você deve dizer ao seu filho é:” Se nos separarmos, vou encontrá-lo, então fique calmo e siga as regras de segurança “.
Faça um jogo: Criança perdida como encontrar seus pais
Falar sobre segurança é a chave, mas como alguém que tentou explicar algo para uma criança de 3 anos sabe que muitas vezes você termina em um círculo vicioso de porquê. Mas por que eu deveria chamar seu nome? Então eu posso encontrá-lo. Mas por que você me encontra? Porque você está perdido. Mas por que estou perdido? Aaargh!
Uma melhor abordagem é praticar através através de brincadeiras. No entanto, as crianças desta idade são facilmente traumatizadas, de modo que a atuação por fora deve ser positiva e capacitadora em vez de assustadora. Concentre-se em coisas positivas que as crianças podem fazer para encontrar um pai e não como como impedir que um adulto ruim os tire de onde estão”.
Anúncio
Em casa ou mesmo em espaços públicos seguros, deixe seus filhos fingirem se separar de você; então trabalhe com os passos de permanecer no mesmo lugar e gritar seu nome. O ideal seria contar com a parceria de uma amiga para que seus filhos possam praticar pedir ajuda a outra mãe.
- Você também pode escrever o número do seu celular nos sapatos dos seus filhos e ensinar que a criança perdida pode mostrar o número a uma outra mãe e pedir ajuda. Leia livros de segurança para seu filho que são tranquilizadores;
- Se informe mais sobre o assunto para que possa garantir a segurança dos seus filhos.
Sou uma mulher que acredita em Deus desde criança. Sempre sonhei em casar e ter filhos. Sou esposa e mãe, apaixonada por leitura e culinária. Founder do Mamãe & Cia.
Anúncio