Anemia na gravidez? Saiba como tratar

A gravidez é um período maravilhoso para a futura mamãe. Todo cuidado é bom! Por isso é comum que os médicos peçam exames periódicos para garantir a saúde fetal e materna. algumas “doenças” são até corriqueiras como anemia, cistite, cândida, contudo elas devem ser diagnosticadas o mais cedo possível.

Os sintomas da anemia são comuns e por isso podem ser confundidos com os sintomas da gravidez, como cansaço, sonolência, fraqueza, tontura, etc. Por isso é importante relatar ao seu médico todas as “coisas” que você está sentido.

Um dos exames frequentes, ou seja, durante os três trimestres da gravidez é o Hemograma. É através dele que o médico poderá identificar se a mamãe está com anemia, por exemplo. Além disso, também é comum que os médicos indiquem suplementos vitaminas que devem ser tomadas durante toda gravidez. Sendo que uma delas é o sulfato ferroso, acompanhada de uma dieta rica em folhas verdes, feijão e carne vermelha magra.

anemia
Alimentos ricos em ferro

Qual a causa da anemia?

Ela é causada pelo aumento do fluxo sanguíneo e o compartilhamento dos nutrientes com o bebê. Se você não ingere a quantidade de ferro adequada diariamente, o seu bebê irá sugar o que você tem, e assim se manter saudável. Por outro lado, quem ficará em déficit de vitaminas e minerais será você. O que não é muito bom para sua recuperação e futura amamentação.

Portanto, ao tomar as vitaminas e minerais e seguir a dieta recomendada pelo seu médico irá evitar que seu bebê nasça com baixo peso, que ele tenha dificuldade no crescimento ou até nasça prematuramente.

São pequenas atitudes da nossa parte como mães que já demonstramos que amamos nossos filhos mesmo antes deles nascerem. Cuidados que valerão para a vida inteira. Eles nascendo fortes e saudáveis e nós também, nos mantendo fortes e saudáveis para poder cuidar deles com tranquilidade e amor que eles merecem.

Beijos

Karin

Referência bibliográfica

  • Anemia – BabyCenter
  • Anemia na gravidez – ABC.MED
  • Sintomas de anemia – Tua Saúde
  • Anemia na gravidez é perigoso? – Mundo Mulheres

 

Mãe do Cauê e da Catarina 🙂




Comente