Como ensinar o bebê a comer de tudo???

Oi mamães…

Eu diria que a pergunta acima é a minha principal dúvida… COMO???

Pra isso, procuro me esforçar bastante, particularmente eu gosto de vegetais e frutas, gosto mesmo. Mas por exemplo, eu nunca havia comprador abóbora ou moranga, não sabia nem o que se fazia com isso… nem imagina que dava pra fazer comida salgada com essas coisas… hehehe…

Ingenuidade pura… sim, ingenuidade na cozinha!

Minha sopas sempre tiveram: batata, cenoura, frango ou carne, salsinha e… acho que só! Não faz muito tempo quando comecei a colocar espinafre na sopa, picadinho, claro!

Fico pensando as vezes.. como vou colocar essas coisinhas: abóboras e morangas na nossa alimentação??? Vai ser um grande aprendizado com certeza…

Mas agora, o que eu não tenho coragem de comprar apesar de achar lindaaaaaaaaaaa… é a tal da BERINJELA… sei lá… nunca comi, mas não gosto, sabe?

Quase sempre que eu vou no mercado eu olho pra ela, penso em levar, mas acabo desistindo. É um preconceito sem conhecer mesmo. Acho que vou deixar a tarefa de ensinar a comer berinjela pra minha mãe… já que ela adora 😉

Eu penso que o nosso filho aprende a comer o que nós comemos, por isso procuro variar o cardápio dele… sempre…isso é regra! 😀 E a medida que ele for crescendo vamos ter que incorporar hábitos diferentes pra gente, porque eu quero que ele continue comendo tão bem quanto ele come hoje!

Eu gosto muito de cozinhas pro meu filho, são raras as vezes que bateu aquela preguiçinha, gosto de ir na verdureira e encher a geladeira e fruteira com coisinhas frescas e deliciosas. Procuro variar a alimentação dele sempre que posso, colocar ingredientes e temperos diferentes…
Evito (Não uso/dou): conservantes, enlatados, danoninhos e iogurtes, temperos prontos  e por enquanto até a comida do restaurante ainda não dou.

Eu ofereço bem pouco bolacha de leite ou maizena, pão e gelatina… procuro deixar pra uma emergência mesmo. Penso que ele terá tanto tempo pra conhecer e comer essas coisas que não vejo necessidade dele aprender a comer isso agora. Não tenho pressa em inserir novos alimentos não saudáveis… deixa isso pra creche ou escolinha. No lugar dessas coisas, prefiro incentivar muito o consumo de frutas, além de ser super saudável espero construir um hábito bem consolidado na alimentação dele.

E vocês, também pensam assim? Alguma dica???

Beijos,

Karin

Mãe do Cauê e da Catarina, esposa do Diogo Petermann. Casada há 11 anos. Apaixonada por brigadeiro de panela, pipoca e Grey’s Anatomy!

8 thoughts on “Como ensinar o bebê a comer de tudo???

  1. Janis says:

    Ola, aqui em casa temos o habito diaRio de comer frutas e legumes. Nunca achei que eu teria problemas na introdução dos alimentos para o meu filho, mas as coisas nen sempre são como planejamos. Meu filho come alguns alimentos, de um dia para o outro não quiz mais saber daquelas deliciosas sopinhas com tudo dentro, e Depois de varias tentaTivas frustradas acabei me rendendo ao macarrão, sim no mOnento é o que ele aceita! Mas nao desisto, e no prato diario coloco sempre o vegetal e a carninha! As vezes ele experimenta as vezes não! Frutas somente a uva e a tangerina! Olha ja chorei muito, me irritei… Não sei mais o que faço. Se alguém puder me dar algumas Dicas, ficarei muito feliz!!

  2. aline says:

    eu penso exatamente como vc, meu bebe tbm não come nade dessas besteirinhas que todo mundo diz para dar quando o bebe começa a comer.ele terá toda vida para experimentar por conta propria por enquanto só comidinhas feitas por mim e frutinhas in natura sem adoçar.

  3. Grazi says:

    oi amiga, como vc disse, acho bonito essa tal de beringela, abobrinha, e tenho na minha geladeira a uma semana e não sei o que fazer com elas, hehehe, minhas sopas sempre foram que nem as suas. To procurando aprender um pouco mais por causa do Enzo. Beijokas

  4. Luana Amorim says:

    Aiiii!Alimantação sempre foi minha batalha diaria…já fiz de tudo e a menina nunca queris nada, nada mesmo, pode ser coisa de criança, coisa de adulto…aff!!!
    Passamos da fase da sopa (que chegou aos dois anos comendo batida), e agora, aos poucos, vamos tentando introduzir a comida da familia…com muito custo ela come…(leia-se no maximo dez colheres…mas pelo menos come…

  5. Cacau says:

    Aí Karin, que legal, descobri que consigo postar nos seus coments daqui do serviço uhauhauhaua
    Sobre a alimentação, sempre é bom evitar os conservantes e afins. Em casa enquanto consegui evitar, evitei, agora os mais velhos já estão grandes e eles acabam comendo várias coisas… não tem jeito.
    Mas é bom a gente investir numa alimentação saudável enquanto eles são bebês/pequenos, pois daquilo tudo que a gente ensina, sempre fica algo.
    Quanto a beringela, hummm, é uma delicia!

    um grande beijo

  6. Ana Cristina Petermann says:

    Olá Karin.
    Seu site está lindo!! Muito legal a ideia!!
    Como Nutricionista quero complementar algumas coisas referentes a esse assunto pra você e para as outras mamães que leem seu site.
    Muito legal que você disse que não dá enlatados, conservantes e temperos prontos. Quanto mais a criança sentir o sabor do alimento, e não do sódio em excesso que estes produtos trazem, melhor!!
    Em outro momento vc comentou sobre a diversidade de cores numa papinha. Isso é importante para ter variedade de vitaminas e minerais em uma refeição!
    Importante também é manter a amamentação até os 2 anos de vida, pois vai nutrir e proteger contra vááárias doenças!!
    Karin, parabéns mais uma vez!
    Vou ser uma seguidora hehehe
    beeijos

  7. Kah says:

    Acho que a melhor resposta para a pergunta do título é “você comendo de tudo”.
    Aqui em casa rola muita curiosidade da Juh em relação ao que nós comemos. E ela só come depois que nos vê comendo, o que complica muito dar comida para ela. hahahahah

    Quanto a abóbora: refoga carne (pode ser picada ou moída) com os temperos de sua preferência (cebola, alho, …) e depois coloca a abóbora picada em pedaços generosos e deixa até amolecer. Fica gostoso! Como não sou chegada em carne, como só com os temperos e adoro!
    Já a berinjela, também tinha preconceito, mas meu namorado fez uma berinjela recheada à milanesa que huuuuuuuuuuummmmmmm… Muito muito boa! Eu comi sem saber que era berinjela. hahahaha

    Também sou preocupada com a alimentação da pequena, mas antes de construir os hábitos dela, vou mudando os meus. Eu bebia MUITO refrigerante, agora fazem 24 dias que não bebo (sim, estou marcando. hahaha).

    Beijão!

  8. Carol P says:

    Karin,
    Eh complido fazer eles comerem vegetais, a minha filha come, mas sei que nao eh o que ela mais gosta. Mas como agora estou dando a mesma comida que comemos, entao sempre rola um vegetal, mas as vezes faco uma sopa com varias vegetais coloridos e dou para ela junto com a comida e ela curte. Eu adoro abobora e ela tambem por ser meio adocicada, imagino, so cozinho com um pouco de sal, ou as vezes com cebola refogada.
    Mas o que eu evito eh doce, por agora pelo menos, e na creche cuido sempre o cardapio, e se tem coisas q nao acho legal peco para nao dar.
    bj

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *