Botões e bebês

Não sei se na casa de vocês também, mas aqui em casa, meu filho não pode ver controle remote, celular, notebook então…. nossa… já arrancou até o teclado (isso que estava no colo do pai, viu!)… é incrível o fascínio deles por botõezinhos e luzinhas…

Achei o texto abaixo muito divertido e resolvi compartilhar com vocês… beijinhos!

Karin

Por que crianças adoram tanto apertar os botões?

Você já deve ter reparado que os pequenos são fascinados por botões, teclas… Agora, vai entender porquê

Fonte: Crescer

Porque os botões são fascinantes! Crianças pequenas trabalham e curtem a dinâmica da ação e reação. É a sensação do fazer e acontecer. Apesar de não saber exatamente do que se trata, entende que toda vez que aperta um botão algo inusitado acontece: a música surge, o volume aumenta, o boneco começa a cantar ou a dançar. “É um exercício importante porque estimula o desenvolvimento cognitivo e ajuda a criança a perceber o mundo externo”, diz Cláudia Tricate, psicóloga, pedagoga e diretora do colégio Mágico de Oz.

É como brincar de “cadê-achou”: não é o fato de rever a pessoa que estimula a criança, mas a reação e a surpresa que a brincadeira causa. Isso não quer dizer que seu filho deva sair apertando os botões que vê pela frente. Ele precisa saber o que é permitido ou não. “O teclado do computador, por exemplo, pode ser usado somente quando for hora de brincar com os pais. O limite, nesse caso, não difere e funciona como em qualquer outra atividade.”

A intenção de apertar os botões varia de acordo com a idade. Enquanto os bebês descobrem um mundo novo, o antes e o depois, as crianças de 6,7 anos, na maioria das vezes, já sabem o que esperar.

Mãe do Cauê e da Catarina 🙂




Comente