Botões e bebês – Porque essa afinidade?

As crianças tem verdadeiro fascínio por botões e luzes, não é mesmo? Se estamos com um celular na mão e eles com um brinquedo, é bem capaz deles largarem o brinquedo para pegarem o celular, ou o controle remoto. Lembro do meu filho, quando ainda era pequeno, queria sempre estar apertando os botões.

Botões e bebês, porque essa conexão?

Na verdade, como os bebês ainda estão descobrindo o mundo, eles entendem muito bem de física: A lei da ação e reação. Quando eles apertam um botão muitas coisas podem acontecer: a luz brilhar, fazer barulho, trocar de canal e/ou simplesmente chamar a atenção dos pais – quando ele está fazendo algo de errado e sabe disso.

Segundo a psicóloga Cláudia Tricate, “é um exercício importante porque estimula o desenvolvimento cognitivo e ajuda a criança a perceber o mundo externo”. Fonte: Crescer

Mas ao mesmo tempo, os bebês nascem rodeados de tecnologias e aparelhos eletrônicos. Esses aparelhos, super estimulam os bebês. Se você já viu a bola maluca: um brinquedo que a criança aperta o botão e fica apenas olhando, com muitas cores e vibrações.

Estímulos na medida certa

Talvez você já tenha ouvido falar da técnica Montessori de criar as crianças. É uma técnica bem legal em que basicamente diz que a criança precisa explorar o ambiente sem estímulos demais, respeitando o seu tempo.

Você pode construir um quadro como esse abaixo, inventar diversas coisas para serem anexadas ao painel montessori. Assim os bebês poderão brincar com botões e explorar no seu próprio tempo as funcionalidades deles.

Esse painel é ideal para quando as crianças já conseguem se sentar sozinhas.

#ficadica

painel montessori botões e bebês

Os bebês sentem necessidade de apertar apertar os botões pois tudo para eles é novidade. A lei da Ação e Reação vale também para brincadeiras como “Cadê? Achou!” e vocês pais, já devem ter reparado como os bebês amam brincar disso.

Se cansou de se esconder, faça a mesma brincadeira com objetos. Eles vão continuar gostando da brincadeira, principalmente porque você é a companhia dela!

E ai, seus bebês também gostam de apertar botões? Compartilha esse post nas suas redes sociais! 😉

Mãe do Cauê e da Catarina, esposa do Diogo Petermann. Casada há 11 anos. Apaixonada por brigadeiro de panela, pipoca e Grey's Anatomy!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *