Você sabia que sabão em pó tradicional pode irritar a pele dos nossos pequenos? Aprenda…
Alimentos orgânicos são mais ricos em nutrientes
Os alimentos orgânicos são efetivamente melhores para a saúde humana e simplesmente por isso deveriam ser consumidos em maior quantidade. Contudo vamos aos fatos, infelizmente, devido à alta demanda alimentar os alimentos de hoje possuem 40% a menos vitaminas e minerais que tinham a 50 anos atrás. Ou seja, a qualidade nutricional dos alimentos diminuiu, segundo relatório publicado pela organização americana The Organic Center. Além disso, a praticidade do industrializado invadiu as mesas e tomou conta das gôndolas de supermercados, com embalagens criativas encantam os olhos apetitosos dos pequenos.
Anúncio
Alimentos processados são ricos em conservantes, sódio e mais um monte de coisas (basta ler o rótulo para perceber isso), mais os pesticidas e agrotóxicos presentes nos legumes, verduras e frutas fazem com que a saúde venha sentir os reflexos. A Agência Internacional de Pesquisas do Câncer (Iarc) divulgou uma pesquisa na qual classifica cinco pesticidas como possivelmente cancerígenos, sendo quatro deles liberados no Brasil. Fonte: Crescer.
Alimentos orgânicos em Jaraguá do Sul e região
Diante desse quadro, nos resta a solução de aderir aos alimentos orgânicos e é possível encontrar vários deles já. Eles possuem uma certificação especial, no qual passam por vários testes até receber o selo. Na região de Jaraguá do Sul já possui alguns estabelecimentos que já tem essa preocupação. Podemos citar como exemplo a Monte Verde, Nutrimil e também loja online como a Essencial Orgânicos. Nesses lugares é possível encontrar salgadinhos, bolachas, sucrilhos, sucos, macarrão instantâneo, arroz, feijões e mais uma variedade enorme de produtos.
Anúncio
Todas às sextas-feiras no Jaraguá do Sul Park Shopping, a partir das 10h, acontece uma feirinha no subsolo com alimentos orgânicos frescos.
Nessa mesma ideia nasceu a Grãos de Gente, uma fábrica de papinhas de bebê, porém, orgânica! Os alimentos têm sabor de verdade. As papinhas são separadas conforme as fases do bebê, tem desde a introdução alimentar com alimentos mais pastosos até a fase maior, onde já consegue mastigar os pedaços. São saborosos e nutritivos, eu já experimentei e a Catarina gosta também. Abandona as papinhas de supermercado sem sabor e totalmente estranhas. Experimenta, você não vai se arrepender!
Um prato de saúde à mesa do seu filho
Os alimentos tem um valor superior ao dos industrializados ou com pesticidas e herbicidas, sim. Porém, ao analisar o valor nutricional do orgânico, vai perceber que o seu filho estará ingerindo maior quantidade de vitamina C, por exemplo. Consequentemente a imunidade dele irá responder com maior facilidade.
Anúncio
Sendo assim, seu filho além de não ficar tão facilmente doente, irá ajudar com que você não gaste tanto com remédios e médicos. Gostei muito da frase da nutricionista Denise Carreiro “Somos formados de nutrientes, não de remédios. O que significa esse “mais caro” quando você vai promover saúde para uma criança? Precisamos entender a importância de dar base adequada para formação e ação de todas nossas células.”. Ao compreender que o corpo depende de um bom alimento para ter saúde e disposição, daremos maior valor aos alimentos que consumimos do que aquelas embalagens práticas.
Anúncio
Não está convencido ainda?
10 motivos para consumir alimentos orgânicos
- Evita problemas de saúde causados pela ingestão de substâncias químicas tóxicas. Pesquisas e estudos tem demonstrado que os agrotóxicos são prejudiciais ao nosso organismo. Os resíduos que permanecem nos alimentos podem provocar reações alérgicas, respiratórias, distúrbios hormonais, problemas neurológicos e até câncer.
- Alimentos orgânicos são mais nutritivos. Solos ricos e balanceados com adubos naturais produzem alimentos com maior valor nutritivo.
- Alimentos orgânicos são mais saborosos. Sabor e aroma são mais intensos – em sua produção não há agrotóxicos ou produtos químicos que possam alterá-los.
- Protege futuras gerações de contaminação química. A intensa utilização de produtos químicos na produção de alimentos afeta o ar, o solo, a água, os animais e as pessoas. A agricultura orgânica exclui o uso de fertilizantes, agrotóxicos ou qualquer produto químico; e tem como base de seu trabalho a preservação dos recursos naturais.
- Evita a erosão do solo. Através das técnicas orgânicas como rotação de culturas, plantio consorciado, compostagem, etc., o solo se mantém fértil e permanece produtivo ano após ano.
- Protege a qualidade da água. Os agrotóxicos utilizados nas plantações atravessam o solo, alcançam os lençóis d’água e poluem rios e lagos.
- Restaura a biodiversidade, protegendo a vida animal e vegetal. A agricultura orgânica respeita o equilíbrio da natureza, criando ecossistemas saudáveis. A vida silvestre, parte essencial do estabelecimento agrícola é preservada e áreas naturais são conservadas.
- Ajuda os pequenos agricultores. Em sua maioria, a produção orgânica provém de pequenos núcleos familiares que tem na terra a sua única forma de sustento. Mantendo o solo fértil por muitos anos, o cultivo orgânico prende o homem à terra e revitaliza as comunidades rurais.
- Economiza energia. O cultivo orgânico dispensa os agrotóxicos e adubos químicos. Utiliza intensamente a cobertura morta, a incorporação de matéria orgânica ao solo e o trato manual dos canteiros. É o procedimento contrário da agricultura convencional que se apoia no petróleo como insumo de agrotóxicos e fertilizantes e é a base para a intensa mecanização que a caracteriza.
- O produto orgânico é certificado. A qualidade do produto orgânico é assegurada por um Selo de Certificação. Este Selo é fornecido pelas associações de agricultura orgânica ou por órgãos certificadores independentes. Eles verificam e fiscalizam a produção de alimentos orgânicos desde a sua produção até a comercialização. O Selo de Certificação é a garantia do consumidor de estar adquirindo produtos mais saudáveis e isentos de qualquer resíduo tóxico.
Sou uma mulher que acredita em Deus desde criança. Sempre sonhei em casar e ter filhos. Sou esposa e mãe, apaixonada por leitura e culinária. Founder do Mamãe & Cia.
Anúncio