A leitura e as crianças

O universo da leitura é algo mágico, que leva as mentes de adultos e crianças a conhecer lugares que talvez com seus pés jamais conheceriam. Para que a criança desenvolva o hábito da leitura é de extrema importância o envolvimento dos pais.

Ler e contar estórias  desde que a criança faz bem. Aumenta o laço familiar (mãe-filho, pai-filho), a medida que a visão da criança se desenvolve ela começa a perceber as cores, as imagens. Maiorzinho ainda ela começa a perceber as frases, as palavras, as letras e assim começa a alfabetização. Não propriamente dita que a criança vai aprender a escrever, mas ela vai aprender que existe “isso”.

Exposta dessa maneira a criança chegará nas primeiras séries tendo noção do mundo das letras, com certeza esse contato anterior vai contribuir para facilitar sua aprendizagem, seja no escrever ou no ler. Com a ajuda dos pais e professores a criança começa a compreender os sentidos das frases, por exemplo: “o lobo mau”, vai entender que ele não é apenas um animal, mas que seu caráter é ruim, ele faz coisas má s, que machucam, que ferem o outro.

Portanto, é preciso conscientização do pais que o envolvimento deles com seus filhos é fundamental para o desenvolvimento, que os pais precisam encontrar um tempinho na sua agitada rotina e dedicar uns minutos de leitura pros filhos, saber que isso vai fazer diferença pra eles no futuro escolar. Aos professores cabe paciência de ensinar, ler e humanizar os alunos, saber que eles também são espelhos, que seus alunos os observam e aprendem com suas atitudes e vontades.

Mãe do Cauê e da Catarina, esposa do Diogo Petermann. Casada há 11 anos. Apaixonada por brigadeiro de panela, pipoca e Grey's Anatomy!

Comente