skip to Main Content

Amamentação na primeira hora de vida – A importância do colostro

Quando o bebê nasce tudo que ele quer é continuar se sentindo seguro. Ele acabou de sair de um lugar escuro, quentinho e tranquilo e entra em um lugar cheio de luz, barulhento, seu corpo está estranho com muito espaço e ar em seus pulmões, tudo mudou! Quando o médico coloca em contato com a mãe, o bebê se tranquiliza e, instintivamente, começa a procurar o seio. Nesse post você vai aprender o que é o colostro e a a importância da amamentação na primeira hora de vida do bebê.

Anúncio
Receba dicas e conteúdos sobre gravidez, maternidade e criação de filhos. Compartilhando aprendemos mais

O que é o colostro?

amamentação na primeira hora de vida

A melhor coisa que uma mãe pode fazer por seu filho após o nascimento é oferecer o peito para que ele possa aprender a mamar e a receber a vacina da natureza. Assim é chamado o colostro, um líquido pegajoso e amarelado riquíssimo em nutrientes e anticorpos que são passados da mãe para o filho. Dessa forma, o bebê se torna protegido a todas as doenças que a mãe já teve.

Esse é o primeiro leite que o bebê mama e sua produção pode durar até o sétimo dia após o parto. Aos poucos o colostro vai sendo substituído pelo leite maduro. O colostro também é leite e consequentemente, sustenta!

Anúncio

Para que o bebê ganhe peso é preciso que ele ingira o leite mais gorduroso. Quanto mais o bebê mamar no peito, mais rápido irá descer esse leite maduro. Pode levar até sete dias e a produção será de acordo com a necessidade do bebê.

Os benefícios da amamentação na primeira hora de vida

amamentação na primeira hora de vida

A Organização Mundial da Saúde e a UNICEF recomendam a amamentação na primeira hora de vida. Ela servirá como fator de proteção para a mortalidade infantil. Além do bebê receber os anticorpos da mãe irá diminuir os riscos de infecção, ajuda o bebê a manter a temperatura equilibrada por causa do calor e colo da mãe, também ajuda com que ele fique mais calma e chore menos.

O fato do bebê mamar no peito estimula a contração uterina materna, libera a produção de ocitocina e isso vai fazer com o que o leite maduro desça mais rápido. Quanto mais seu bebê mamar, melhor para a saúde dele e para a sua também.

Anúncio
Anúncio

Você conseguiu amamentar? Quais foram as maiores dificuldades e alegrias que você sentiu nesse período? Compartilhe conosco nos comentários abaixo!

Anúncio
Back To Top