Quando pensamos em tarefa escolar, a imagem que surge é frequentemente a de uma criança…
5 benefícios do estudo da robótica e programação no ensino fundamental
Em busca de familiarizar as crianças e jovens com as novas tecnologias, para que assim possam aplicar esses conhecimentos no mercado de trabalho, muitas escolas têm adotado disciplinas de robótica e programação nas grades curriculares. Uma atividade diferenciada, que antes estava presente apenas em escolas particulares, nos últimos tempos vem ganhando espaço nas escolas públicas do Brasil e se destacando como ferramenta de alfabetização tecnológica.
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Em sua segunda edição, o projeto Aprendizes – Digital, realizado pela Muda Cultural via Lei Federal de Incentivo à Cultura, patrocinado pelo Banco PAN, utiliza os materiais da linha LEGO® Education: WeDo 2.0 e Mindstorms EV3, para estimular os alunos e levá-los a produzir seus próprios robôs, por meio da utilização de estruturas tecnológicas e programação.
As aulas de robótica educacional do projeto ocorrem durante todo o ano letivo e alcançam crianças de 7 a 17 anos de três escolas localizadas na Zona Norte da capital paulista: E.E. Yolando Mallozzi, E.E. Dr. Miguel Vieira Ferreira e E.E. Sebastião de Souza Bueno, propiciando a esses jovens conhecimentos de programação computacional, física, matemática, engenharia, desenvolvimento de projeto e habilidades socioemocionais, como empatia, cooperação e trabalho em equipe.
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Considerando a importância do ensino da robótica nas escolas, André Brandão Sala, Diretor de Expansão da empresa de robótica educacional Robomind, que ministra as aulas do projeto, comenta os benefícios ao desenvolvimento dos alunos:
1. Incentivo ao aprendizado de ciências exatas.
Independente das aptidões dos alunos em matemática, física e ciências, o ensino da robótica traz atividades lúdicas, que unem aprendizado teórico e exercícios práticos, proporcionando maior desempenho escolar em diversas disciplinas. Isso devido ao fato de que o aluno vivencia todo o processo de aprendizagem como um protagonista, por meio da aplicação de uma metodologia ativa: a sala de aula invertida.
2. Estímulo do raciocínio lógico e criatividade.
Na robótica, os alunos aprendem a trabalhar com a resolução de problemas, ou seja, eles compreendem e vivenciam, a cada aula, a estrutura básica de sequência lógica, que são os algoritmos (uma sequência finita de instruções bem definidas que levam à solução de uma tarefa, ou um conjunto de regras para a solução de um problema). Dessa forma, essas crianças e adolescentes aprendem a pensar de forma estruturada, e não só a decorar números e fórmulas, o que lhes auxilia em diversas áreas do conhecimento relacionadas às ciências exatas e ao pensamento computacional, além de estimular a criatividade em todas as aulas e aprimorar o desempenho dos estudantes para desenvolver e executar um projeto.
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3. Capacidade de solucionar situações diversas.
Construir formas de enfrentar desafios da sociedade por meio da tecnologia é uma das bases da robótica e programação, e pode contribuir para o desenvolvimento da organização mental dos alunos.
4. Preparação para o futuro profissional.
Estruturar o pensamento computacional pode abrir portas para a descoberta de habilidades potenciais, e torna-se cada vez mais essencial para atender às demandas do mercado em constante crescimento. Antes, um robô que limpasse a casa e fizesse o supermercado era algo apenas ficcional, e hoje essa tecnologia já está disponível para aquisição. Isso mostra como o avanço da tecnologia, o estudo científico e sua aplicação na resolução de problemas tem criado oportunidades.
5. Auxílio ao desempenho de competências socioemocionais.
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As atividades de robótica e programação utilizam o trabalho em equipe na realização de projetos. Este, por sua vez, promove o desenvolvimento de habilidades como cooperação, respeito, empatia, liderança, além de promover a conexão entre pessoas com habilidades diferentes.
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