Você sabia que sabão em pó tradicional pode irritar a pele dos nossos pequenos? Aprenda…
Icterícia neonatal – Você sabe o que é?
Icterícia neonatal ou amarelão é uma doença comuns em mais da metade dos bebês. É uma condição que o recém-nascido fica com a pele amarela logo nos primeiros dias depois que nasceu. Mas isso não é uma questão que merece alarme. Normalmente essa situação já aparece no hospital. Contudo se você já estiver em casa, deve consultar o pediatra.
Anúncio
Como posso saber se meu filho está com icterícia?
O amarelão pode ser notado na barriga e/ou nas pernas do bebê. Se seu filho nasceu depois das 37 semanas, essa condição deve desaparecer depois da primeira semana. Se o bebê é prematuro, pode ser demore um pouco mais para você ver as bochechas do seu bebê rosadinhas.
Segundo o site Pediatria em Foco, a icterícia “aparece no bebê saudável quando o sangue fica com excesso de uma substância chamada bilirrubina, que é produzida durante o processamento pelo organismo dos glóbulos vermelhos de que ele não vai precisar mais. Os recém-nascidos tendem a ter níveis de bilirrubina mais elevados porque possuem hemácias extras no corpo, e seu fígado ainda não consegue metabolizar o excesso de bilirrubina”.
Esses níveis de bilirrubina podem aumentar e é como se o amarelão fosse descendo pelo corpo do bebê. Começa na cabeça, pescoço, peite e em alguns casos pode chegar até os dedos do pé. Normalmente não é prejudicial para os bebês que nasceram pós 37 semanas. Contudo, casos em que a bilirrubina fica muito alto é passivo que recém-nascido venha sofrer danos neurológicos.
Anúncio
Normalmente a icterícia neonatal surgem quando o bebê já está em casa, por volta do terceiro dia. Para identificar se ele está mesmo com a doença, o pediatra irá lhe informar. Contudo, você pode fazer um teste em casa mesmo: faça uma leve pressão no peito da criança. Se a pele ficar amarelada quando você parar de fazer pressão, procure o pediatra ou leve o bebê à maternidade para um exame mais detalhado. Para crianças de pele mais escura, observe se os olhos ou as gengivas estão amarelas.
Icterícia não é caso de se apavorar, mas se você suspeita, o melhor mesmo é procurar auxílio, seja na maternidade onde seu filho nasceu ou com o pediatra da sua confiança.
Qual o tratamento para icterícia?
Anúncio
Se caso você suspeitar que seu filho possa estar com amarelão, a melhor coisa é procurar um pediatra. Ele irá solicitar o exame de sangue para medir a concentração de bilirrubina e indicar o tratamento que seu filho deve fazer.
O tratamento de icterícia é de acordo com o resultado do exame de sangue, dependendo do nível de bilirrubina no sangue e também do peso do bebê. Cada caso é um caso e merece ser avaliado individualmente.
Anúncio
Normalmente a indicação de tratamento para amarelão é com fototerapia, no qual são aplicadas luzes fluorescentes azuis sobre o bebê para que a luz ajuda o corpo dele metabolizar o excesso de bilirrubina. O recém-nascido é colocado em um bercinho especial, com os olhos protegidos por uma máscara apropriada e sem roupinhas para fazer a fototerapia.
Sou uma mulher que acredita em Deus desde criança. Sempre sonhei em casar e ter filhos. Sou esposa e mãe, apaixonada por leitura e culinária. Founder do Mamãe & Cia.
Anúncio