Quando pensamos em tarefa escolar, a imagem que surge é frequentemente a de uma criança…
7 dicas para ajudar uma criança a estudar
Existem crianças que são apaixonadas pelos livros e outras que querem ficar longe deles. Ambos precisam da ajuda dos pais para que as guiem durante o aprendizado. Em muitas escolas, as provas iniciam após o 2° ano do Ensino Fundamental. Aqui em casa, Cauê está no 1° ano, mas estamos tentando criar bons hábitos de estudos para que ano que vem a prática de fazer os deveres após o almoço seja rotina.
Anúncio
- Companheirismo: Uma das maneiras de transmitir segurança para os filhos é ser companheiro deles em todas as horas. Não basta dizer a ele que precisa estudar, você também precisa participar. Ensinar a priorizar alguns momentos para viver outros depois, como estudar primeiro para depois brincar ou assistir.
- Acompanhar conteúdo: Quando você é companheira (o) deles nos estudos, automaticamente você acompanha o conteúdo transmitido em sala de aula. Aquelas reuniões com a professora não serão tão dramáticas e cheias de pontos de interrogação. Quando surge dúvidas, você consegue ajudar de forma rápida ou então buscar essa ajuda, seja do professor ou de um reforço escolar.
- Paciência: Será preciso muita persistência e paciência com as crianças nessas horas. Eles estão aprendendo a colocar no papel o que aprenderam e ainda não tem a velocidade de pensamento que nós adultos temos. Por isso, ao invés de fazermos as tarefas por eles, precisamos encontrar meios de clarear e desmistificar algumas coisas, por exemplo: para as adições/subtrações podemos usar feijões ou lápis cor para a ilustrar.
- Priorizar: os estudos devem sempre vir em primeiro plano. Antes de brincar, assistir ou fazer qualquer outra atividade de maior interesse deles, é preciso concluir as atividades que vieram da escola.
- Ambiente: um ambiente ideal para estudo é arejado, fresco e silencioso. Estudar com a televisão ou o rádio ligado está fora de cogitação, isso traz muitas distrações e prejudica a concentração necessária na hora do estudo.
- Estudo diário: estudar diariamente é um dos melhores hábitos para eles. Dessa forma, eles reforçam o aprendizado em aula. Se você não sabe o conteúdo ele pode ir explicando para você, sendo seu professor, essa é outra técnica excelente para memorizar. Dependendo a matéria, quem sabe dá até para improvisar um jogo ou um pequeno teatro.
- Potencializar: Na semana de provas, vale a pena fazer aquele reforço. Recapitular o conteúdo, criar provinhas ou montar resumos. São técnicas que nós usámos para estudar, memorizar e reforçar o aprendizado que agora precisamos ensinar eles utilizarem essas técnicas.
Anúncio
Certamente seguindo essas dicas seu filho irá melhorar o desempenho escolar, consequentemente, terá mais facilidade de assimilar o conteúdo e na hora das provas conseguirá tirar notas melhores.
Sou uma mulher que acredita em Deus desde criança. Sempre sonhei em casar e ter filhos. Sou esposa e mãe, apaixonada por leitura e culinária. Founder do Mamãe & Cia.
Anúncio