skip to Main Content

65% das brasileiras não sabem diferenciar sinais de menstruação dos de gravidez, aponta estudo

O percentual é ainda mais alto entre as mulheres que estão tentando engravidar.

Os sintomas da pré-menstruação ou menstruação e os da gravidez são muito semelhantes, e por isso, muitas mulheres podem ter dificuldade em distingui-los, principalmente as que nunca engravidaram. E embora existam formas de identificar a diferença, conforme constatou o Trocando Fraldas em seu mais recente estudo, 65% das brasileiras não sabem diferenciar os sinais da menstruação e os da gravidez. Sendo que entre as mulheres que estão tentando engravidar, o percentual é ainda maior, e pelo menos 78% não conseguem fazer essa diferenciação.

Anúncio
Receba dicas e conteúdos sobre gravidez, maternidade e criação de filhos. Compartilhando aprendemos mais

Os dados por estado demonstram que as mulheres do Espírito Santo estão no topo da lista das que sabem diferenciar os sinais de menstruação e gravidez, com 47% das participantes. Em São Paulo e no Rio de Janeiro, 37% e 35% respectivamente, sabem fazer essa diferenciação. Já Rondônia, é o estado em que menos mulheres sabem diferenciar os sinais, com 25% da população.

A nova grávida pode ter um sangramento por uma descamação parcial do endométrio no início da gestação. Trata-se de um sangramento de implantação do feto, também chamado de nidação, e que pode confundir muitas mulheres com um início de menstruação. Porém, conforme também constatamos em nosso estudo, 71% das brasileiras não sabem que existem sinais específicos para a implantação do feto, a nidação. Ainda, entre as que estão tentando engravidar, o percentual sobe para 74%.

Anúncio
Anúncio

Santa Catarina é o estado em que mais mulheres sabem dos sinais específicos da implantação do feto, com 37% das entrevistadas. Já no Rio de Janeiro, e em São Paulo, pelo menos 30% sabem sobre esses sintomas da nidação. O estado com o menor percentual de entrevistadas que sabem dos sinais da implantação do feto é o Mato Grosso do Sul, com 17% das participantes.

 

 

Anúncio
Back To Top