Escola da Inteligência

crbst_escola_da_inteligencia

 

Não sei quantos já ouviram falar desse projeto. Já havia lido sobre ele em alguns livros do escritor e psiquiatra Augusto Cury. Já ouviram falar do livro Pais Brilhantes, Professores Fascinantes? Recomendo pra quem quer aprender um pouquinho mais sobre ser pai e mãe nesse mundo tumultuado e cheio de informações. Foi nesse livro que li pela primeira vez sobre a Escola da Inteligência. Parecia algo surrel, distante e que provavelmente só ficaria no primeiro mundo, sabe como é, bom demais!

Em 2011, tive o privilégio de estar presente em uma palestra dele, em Joinville. Fiquei encantada com a pessoa dele, quando fui pegar um autógrafo dele, se mostrou simples e disposto a assinar mais de mil livros (número do público presente na palestra), mais chocante ainda é que ele não usa salto alto (eu sei que ele é homem), mas não usa o salto alto do ego. Apesar de ser quem ele é, reconhece que é humano como todos nós. Convenhamos, qualquer um hoje em dia que tenha uma música super ouvida no Youtube ou tem um blog super acessado já estão se achando o super pop.

Nesse ano, surgiu um projeto, que pra mim foi surpresa. O blog ganhou um espaço na TV Babitonga, canal 9 da Net de Joinville. É um canal comunitário e muito bacana, com programações variadas que fogem do padrão nacional. Graças a isso, novamente tive oportunidade de estar em contato com a pessoa do Augusto Cury, que cedeu uma entrevista para o programa Mamãe & Cia.

Novamente, ele me surpreendeu. Sabia que tinha quer uma entrevista direta e sem direito a erros, porque ele tinha que começar a palestra dele em poucos minutos. Mas mesmo após a entrevista, puxou papo comigo, tive a oportunidade de contar sobre o blog rapidinho e ele me pediu uma coisa: Que eu contasse pra vocês sobre a Escola da Inteligência.

 

Escola da Inteligência: Promove o desenvolvimento das funções mais complexas da inteligência e da promoção da saúde emocional em parceria com as instituições de ensino pública e privada. O objetivo do projeto é apoiar o desenvolvimento de uma cultura  para o desenvolvimento da inteligência, das emoções e da construção de relações saudáveis. Nas escolas aprendemos a explorar os detalhes dos átomos que nunca veremos a olho nu, conhecemos sobre o imenso universo que provavelmente nunca pisaremos, mas aprendemos muito pouco sobre o território que andamos, respiramos, existimos e  convivemos todos os dias, o território da mente.

As vantagens da Escola da Inteligência é aumentar o rendimento intelectual e a aprendizagem dos alunos; desenvolver a postura empreendedora e a criatividade; promover o trabalho em equipe, o altruísmo e autoestima; melhorar as relações interpessoais entre gestores, professores, alunos e famílias; promover a qualidade de vida e saúde emocional para os gestores, professores, alunos e famílias; instrumentalizar as famílias na busca da melhoria da aprendizagem dos filhos e buscar a redução dos índices de violência, evasão e uso das drogas.

A Escola da Inteligência promove as funções complexas da inteligência, saúde emocional  e cultura para a paz com a construção de relações saudáveis nas instituições de ensino e nas secretarias de educação através da inserção de uma 1 hora/aula semanal dentro da grade curricular podendo ser inserida em uma disciplina  já existente ou em uma matéria extracurricular.

 

Na verdade, é uma escola que estimular a produção de pensamento no sentido de questionar e duvidar de tudo que é auto imposto. O que na verdade deve ser trabalhado junto com as famílias. Duvidar, questionar, não se trata de má criação de uma criança, na verdade só quer uma resposta plausível para as perguntas. Fato é que nem sempre temos o tempo ou a paciência que gostaríamos, e isso é uma coisa que merece um certo exercício. Digo isso e não me excluo desses exercícios. Todos os dias são passíveis de aprendizagem, basta nós querermos e não ignorarmos isso.

Uma das coisas que fiquei impressionada durante essa última palestra, primeiro é que Joinville está na rota das Escolas da Inteligência no Brasil e se Deus quiser em breve estarão inaugurando uma. Outra coisa, ainda mais interessante é que todas as escolas públicas ou privadas podem aderir ao programa. Doutor Augusto Cury falou que abdicou dos direitos autorais da Escola da Inteligência para que houvesse ainda mais adesão e o custo de cursos e profissionalização dos professores fosse baixo, comparou esse custo ao preço de um sanduíche daquela famosa rede de fast foods que começa com M. Fato que achei incrivelmente barato.

 

Bom o que espero deste post, pra você guerreira que teve a paciência e persistência de ler até o fim, é que mais escolas possam aderir ao programa e incentivar ainda mais nossos filhos a terem uma educação mais pró-ativa. Que a revolução das ruas possa ser inserida na grade curricular. Porque nós somos agentes de mudança, se começamos na nossa casa, estendemos para as escolas, daqui a 25 anos, o Brasil será diferente! :) Nós temos que acreditar e lutar por essa utopia.

Pais, mães, professores que me lê, se dêem a oportunidade de conhecer e aprender um pouco mais sobre a Escola da Inteligência: www.escoladainteligencia.com.br, e lutem pra que a escola dos seus filhos faça parte do programa.

 

Beijos

Karin

2 comentários em Escola da Inteligência

  • quero saber mais sobre a escola de inteligência.

    • Ivanilda, encaminhei seu contato para o coordenador da EScola da Inteligência, ele deve entrar em contato contigo nos próximos dias.
      Abraços
      Karin

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

FACEBOOK TWITTER YOUTUBE 
Mamãe & Cia na TV
Facebook
Parceiros
Visitas

Desde 22 de junho de 2010